Comece com uma oração: Ore para que Deus guie seu momento de devoção, fale com você por meio da leitura e lhe conceda discernimento para aplicar o que aprendeu. Comprometa-se a ouvir a voz de Deus e a obedecer a tudo o que Ele lhe disser.
Leia: Filipenses 1:12-20.
Versículo-chave: “As coisas que me aconteceram contribuíram mais para o progresso do evangelho” (v.12).
Reflexão:
O sofrimento, para o cristão, não é sem sentido. Quando Paulo escreve aos filipenses, ele está preso em Roma. A expectativa humana seria que ele estivesse desanimado, frustrado ou sentindo que o ministério havia sido interrompido. No entanto, ele surpreende ao afirmar que sua prisão, longe de ser um obstáculo, se tornou um instrumento poderoso para o avanço do evangelho.
Por causa das correntes, toda a guarda do palácio e muitos outros ouviram sobre Cristo. O que parecia derrota era, na verdade, parte do plano soberano de Deus para espalhar a mensagem. Além disso, a coragem de Paulo inspirou outros crentes a anunciarem a Palavra com mais ousadia e fé (v.14).
Paulo também demonstra maturidade ao não se importar com motivações erradas daqueles que pregavam com inveja ou rivalidade. Ele diz: “Contanto que Cristo seja anunciado, nisso me alegro” (v.18). Sua maior alegria não era a própria reputação, mas o nome de Jesus sendo proclamado.
Essa perspectiva revela uma vida enraizada em Cristo. Paulo sabia que o sofrimento fazia parte do chamado cristão e entendia que seu viver, e até seu morrer , deveriam glorificar a Cristo. A sua esperança não estava em ser libertado, mas em que Cristo fosse engrandecido em seu corpo, quer pela vida, quer pela morte (v.20).
Aplicação:
- Você tem enxergado os sofrimentos da sua vida como oportunidades para o evangelho? Ou tem se deixado consumir pela amargura e pela autopiedade?
- As dificuldades que enfrentamos, sejam físicas, emocionais ou espirituais, podem ser usadas por Deus para encorajar outros, dar testemunho da fé e glorificar Cristo. Como você tem reagido?
Oração: Ore para que até mesmo suas dores sirvam ao avanço do evangelho e para que você veja além do sofrimento.

Guia Devocional em Filipenses 1 Dia 3 – Propósito: Sofrer por Cristo é avanço do Evangelho sob CC BY-NC-ND 4.0, © 2025 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário