Devocional 2024 – Semana 47

Tempo de leitura: 03 minutos.

Semana 47: Seu eu interior.

Por John D. Barry.

Leituras bíblicas: Deuteronômio 4.1-49; 2Coríntios 1.17-24; Salmo 32.1-11.

“Deixei o fogão ligado?”. “Tranquei a porta?”. “Sinto que estou esquecendo de algo”.

O esquecimento é uma experiência comum a todos nós. Na maioria das vezes, ele se manifesta como pequenos inconvenientes. Contudo, há algo que jamais podemos nos dar ao luxo de esquecer: Deus e suas instruções.

Enquanto os israelitas se preparavam para entrar na terra prometida, Moisés transmitiu-lhes uma série de mandamentos, incluindo esta advertência: “Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos” (Dt 4.9).

Refletir sobre nosso interior nos ajuda a lembrar tanto de nossas responsabilidades quanto de nossa identidade. Isso não apenas enriquece nosso relacionamento com Deus, mas também molda nossa vida.

Moisés sabia que Deus havia escolhido os israelitas para realizar sua obra no mundo. Ele também entendia que negligenciar os mandamentos divinos colocaria essa missão, e até suas próprias vidas, em risco. Por isso, ele os exortou a se lembrarem de quem eram e a permanecerem alinhados com Deus.

Essa mesma ideia é destacada por Paulo ao tratar do plano de Deus em 2Co 1.20: “Pois, quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”.

Deus nos afirmou com um “sim” retumbante. Ele nos escolheu, nos concedeu sua salvação e nos chamou para viver em conformidade com sua vontade — não apenas alguns de nós, mas todos nós.

Esse chamado é motivo de alegria e celebração. Assim como o salmista declara: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado” (Sl 32.5).

A melhor maneira de fazer com que seu “sim” seja verdadeiramente um sim e seu “não” um não é alinhar sua vida ao grande propósito de Deus. Os mandamentos são fundamentais, mas é nossa identidade em Cristo e a obra do Espírito em nós que nos conduzem ao destino final.

Perguntas para reflexão.

1. Como você tem cuidado do seu interior para não se esquecer das obras e dos mandamentos de Deus em sua vida, assim como Moisés instruiu os israelitas?

2. De que maneira a certeza do “sim” de Deus em Cristo tem moldado suas decisões e ações diárias, refletindo seu alinhamento com o chamado divino?


Bibliografia.

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.


Semana 47: Seu eu interior está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑