Tempo de leitura: 5 minutos.
Pergunta 03: O que as Escrituras ensinam principalmente?
Resposta: As Escrituras ensinam principalmente no que o homem deve crer acerca de Deus [1] e quais são os deveres que Deus requer do homem [2].
PROVAS BÍBLICAS:
[1] Gênesis 1:1; João 5:39; 20:31; Romanos 10:17; 2Timóteo 3:15.
[2] Deuteronômio 10:12-13; Josué 1:8; Salmos 119:105; Miquéias 6:8; 2Timóteo 3:16-17.
Comentário.
Esta questão, acompanhada das duas anteriores, faz parte da seção introdutória do Breve Catecismo de Westminster, a partir de agora referido como BCW. Na pergunta anterior, entendemos que as Escrituras são a única regra sancionada por Deus para nos guiar sobre como glorificá-lo e desfrutá-lo. Portanto, as perguntas subsequentes do catecismo são divididas em duas seções. A primeira parte (Perguntas 1-38) trata do que devemos crer a respeito de Deus e de suas obras. A segunda parte (Perguntas 39-107) aborda os deveres que Deus nos demanda.
Nesta questão, recebemos um resumo abrangente sobre o que as Escrituras nos ensinam especificamente para alcançar esse propósito, a saber: (1) o que devemos crer acerca de Deus e (2) como podemos agir para agradá-lo. Isso não implica que as Escrituras não tratem de outros assuntos (como história ou geografia), mas sim que o foco principal é dado aos temas relacionados à salvação. Outros tópicos presentes nas Escrituras, embora igualmente inspirados e infalíveis, não possuem a mesma relevância e utilidade.
Apenas esses dois aspectos são plena e suficientemente abordados nas Escrituras. Elas nos revelam quem é Deus, o que ele realizou em nosso favor e quais são suas exigências para que desfrutemos de uma relação correta com ele, tanto agora quanto para a eternidade.
A principal razão pela qual Deus nos deu as Sagradas Escrituras é para que possamos conhecê-lo e viver obedientemente diante dele. Quem é Deus? Como podemos conhecê-lo? Deus foi gentil em revelar-se clara e suficientemente como o único Deus, o Deus Verdadeiro e Vivo, Triúno, que não se deixou sem testemunho (At 14.17; Êx 3.14; Dt 6.4-6; 1Co 8.6). Embora o homem tenha sido criado à imagem de Deus, por causa da contaminação do pecado em nossas mentes e corações, nós, por natureza, não adoramos a verdade e o Deus vivo como deveríamos. Somos idólatras por natureza que adoramos falsos deuses; trocamos a verdade de Deus por uma mentira (Jr 17.9; Rm 1.22-25). No entanto, Deus nos ensinou sobre si mesmo por meio das Escrituras, e por meio delas podemos conhecer a Deus e ter vida eterna (Jo 17.3).
Como sabemos como viver diante de Deus e das pessoas ao nosso redor? Deus revelou isso clara e perfeitamente em sua Palavra, particularmente nos Dez Mandamentos. Nosso Senhor Jesus resumiu o ensino da Lei como amar a Deus com todo o nosso coração, alma, mente e força, e ao nosso próximo como a nós mesmos (Mc 12.30). A Lei de Deus é um resumo do ensino da Bíblia sobre como é o amor e como as nossas vidas devem ser vividas. Devemos amar somente a Deus e antes de todas as outras coisas, honrar a Deus com nossa adoração sem imagens, tendo o cuidado de glorificar seu nome e santificar seu sábado. Em relação aos nossos semelhantes (nossos vizinhos), devemos cuidar para que os honremos adequadamente, preservando e abençoando suas vidas, estando comprometidos com nossos cônjuges (se casados), cuidando da propriedade dos outros, amando e dizendo a verdade, e sendo contentes em todas as circunstâncias.
No entanto, ficamos aquém desta vontade perfeita de Deus (Rm 8.3-4). Deus, em sua grande misericórdia, enviou Cristo para nos redimir da Lei como um meio de obras, para que pudéssemos vivê-la e sermos justos somente por sua graça, somente por meio da fé. Cristo é a nossa esperança. Deus revelou-se finalmente aos pecadores em Cristo. Deus chamou todos os homens ao arrependimento e deu toda autoridade a Jesus Cristo para ser o Juiz de toda a humanidade (At 17.30-31). Arrependamo-nos à luz da bondade e misericórdia de Deus em Cristo Jesus. Vivamos obedientemente diante dele como o verdadeiro fruto da fé salvadora nele (Rm 1.5; 6.17; Tg 2.14).
Perguntas para reflexão.
1. Qual é a importância das Sagradas Escrituras de acordo com o texto?
2. Quais são os dois aspectos principais abordados nas Escrituras mencionados no texto?
3. De que maneira o texto sugere que as Escrituras nos ajudam a conhecer a Deus?
4. Como o texto enfatiza a importância dos Dez Mandamentos na orientação sobre como viver diante de Deus e das pessoas ao nosso redor?
5. Qual é a solução proposta no texto para a nossa falha em viver de acordo com a vontade perfeita de Deus?
6. Qual é o papel de Cristo, de acordo com o texto, na redenção dos seres humanos da condenação da Lei?
7. Como o texto nos incentiva a responder à misericórdia de Deus revelada em Cristo Jesus?
Recurso Extra.
Como recurso extra para estudo, recomendamos o vídeo abaixo. No vídeo, o Rev. Joelson Pinheiro apresenta um estudo sobre a Pergunta 03 do Breve Catecismo.
Bibliografia.
Assembleia de Westminster. O Breve Catecismo. 5ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2016.
MEADE, Starr. Training Hearts, Teaching Minds: Family Devotions Based on the Shorter Catechism. P&R Publishing, 2000, In: Logos Bible Software.
ROSS, Marianne. The Shorter Catechism Activity Book: Learning the Truth with Puzzles. Christian Focus, 2017, In: Logos Bible Software.
VINCENT, Thomas. The Shorter Catechism Explained from Scripture. Banner of Truth Trust, 2010, In: Logos Bible Software.
WATSON, Thomas. A fé cristã, estudos baseados no breve catecismo de Westminster. São Paulo Cultura Cristã, 2009.
Westminster Assembly. The Shorter Catechism with Scripture Proofs. Banner of Truth Trust, 2010, In: Logos Bible Software.
WILLIAMSON, G. I. The Westminster Shorter Catechism: For Study Classes. Presbyterian and Reformed Publishing, 2003, In: Logos Bible Software.

Breve Catecismo de Westminster Comentado – Pergunta 03 © 2021-2025 by Instituto Genebra de Estudos Reformados is licensed under CC BY-NC-ND 4.0
[Nota do Editor: Artigo atualizado em março de 2025. Publicado originalmente em 14 de Fevereiro de 2021].
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

