Declaração de Fé

Da Escritura Sagrada.

A Bíblia (formada por 66 livros no Antigo Testamento e no Novo Testamento) é a Palavra de Deus. Essa Palavra é autoritativa, infalível, inerrante, inspirada, suficiente e revelada por Deus para o conhecimento, arrependimento e obediência. (2Tm 3.16; 1Ts 2.13; Sl 12.6).

Provas bíblicas:

  • 2Timóteo 3.16: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.
  • 1Tessalonicenses 2.13: Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
  • Salmo 12.6: As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes.

De Deus.

Deus subsiste em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; é o único Deus verdadeiro e criador de todas as coisas. Deus é amoroso, gracioso, justo e reto. Deus é soberano, onisciente, onipresente e onipotente. (1Cr 29.11; Sl 103.19; Dn 4.17; Sl 33.13-15; Pv 15.3; Is 46.9-10; Mt 10.29-30).

Provas bíblicas:

  • 1Crônicas 29.11: Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.
  • Salmo 103.19: Nos céus, estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo.
  • Daniel 4.17: Esta sentença é por decreto dos vigilantes, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles.
  • Salmo 33.13–15: O Senhor olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra, ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.
  • Provérbios 15.3: Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
  • Isaías 46.9–10: Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.
  • Mateus 10.29–30: Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.

Da Criação.

O homem e toda a criação foram feitos para a glória do próprio Deus, e tudo o que Deus fez era bom. Deus encarregou o homem de sua criação, para que dela cuidasse, e o criou para com ele se relacionar. (Gn 1.1; Gn 1.26-27; Ap 4.11; Is 43.7).

Provas bíblicas:

  • Gênesis 1.1: No princípio, criou Deus os céus e a terra.
  • Gênesis 1.26–27: Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
  • Apocalipse 4.11: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.
  • Isaías 43.7: A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.

Da Queda e Pecado.

Adão e Eva caíram em pecado e com eles toda a humanidade. Assim, todos carecem do perdão de Deus. O pecado afetou todas as áreas da vida e da natureza, separando o homem de Deus. O resultado do pecado é a morte eterna. (Rm 3.23; Rm 6.3; Rm 8.22).

Provas bíblicas:

  • Romanos 3.23: Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.
  • Romanos 6.3: Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
  • Romanos 8.22: Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.

De Jesus Cristo.

Jesus Cristo é completamente Deus e completamente homem. Somente em Cristo há salvação, sendo ele o único mediador entre o ser humano e Deus. Na cruz, Jesus Cristo se fez maldição no lugar dos pecadores, os substituiu e pagou o preço pela salvação de todo aquele que crê. Jesus Cristo morreu, ressuscitou, foi elevado aos céus e um dia voltará. (Jo 14.6; 1Tm 2.5; Ef 2.8; 1Co 15.3-4; Fp 2.9-11).

Provas bíblicas:

  • João 14.6: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
  • 1Timóteo 2.5: Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
  • Efésios 2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.
  • 1Coríntios 15.3–4: Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
  • Filipenses 2.9–11: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Do Evangelho.

O evangelho é a mensagem de Deus para a redenção de sua igreja. É o poder de Deus que se manifesta na transformação de pessoas. É o próprio Senhor Jesus, quem ele é o que ele fez na cruz e na ressurreição. O evangelho deve ser compreendido nas Escrituras, vivido a cada dia e proclamando a todo o mundo. (Rm 1.1-5; Mt 24.14; 1Co 9.14-16; 1Co 15.1-11).

Provas bíblicas:

  • Romanos 1.1–5: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor, por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios.
  • Mateus 24.14: E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
  • 1Coríntios 9.14–16: Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho; eu, porém, não me tenho servido de nenhuma destas coisas e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória. Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!
  • 1Coríntios 15.1–11: Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.

Da Salvação.

A salvação dos perdidos se dá apenas pela misericórdia, amor, e graça de Deus por meio da fé no Senhor Jesus Cristo, em sua encarnação, morte e ressurreição. Deus planejou a salvação de seus filhos antes de o mundo ser formado, e apenas pelo derramar do sangue do Cordeiro é possível que o relacionamento entre o homem pecador e o Deus santo seja restaurado. (Jo 3.16; Hb 5.9; Hb 12.2; Ap 5.9).

Provas bíblicas:

  • João 3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
  • Hebreus 5.9: E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
  • Hebreus 12.2: Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
  • Apocalipse 5.9: E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.

Da Igreja.

Os salvos em Jesus Cristo formam a igreja de Deus, a qual agrega pessoas de todas as tribos, povos, línguas e nações que creem no Senhor Jesus. A igreja tem origem em Deus, existe para Deus e serve a Deus. Ela se reúne para adorá-lo e deve proclamar o nome dele por toda a terra. (1Co 12.27; Ap 5.9; At 2.42; At 7.48; Ef 2.10).

Provas bíblicas:

  • 1Coríntios 12.27: Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
  • Apocalipse 5.9: E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.
  • Atos dos Apóstolos 2.42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
  • Atos dos Apóstolos 7.48: Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas.
  • Efésios 2.10: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Da Missão.

É missão da igreja fazer discípulos entre todas as nações. Toda igreja é chamada para viver o evangelho e proclamá-lo a todos, prioritariamente àqueles que pouco ou nada ouviram de Cristo. Todos os salvos em Cristo são chamados por Deus para serem sal da terra e luz do mundo. Dentre todos, Deus também chama alguns para que a sua igreja seja edificada e o evangelho se espalhe até os confins da terra. (Mt 24.14; Mt 28.18-20; Rm 15.20,21; 1Pe 2.9; Ef 4.11).

Provas bíblicas:

  • Mateus 24.14: E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
  • Mateus 28.18–20: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
  • Romanos 15.20,21: esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio; antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.
  • 1Pedro 2.9: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
  • Efésios 4.11: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.

Da Vida Cristã.

Todos os que estão em Cristo Jesus são nova criatura e são salvos para conhecerem a Cristo (pela Palavra), andarem com ele em liberdade e proclamarem o seu nome por toda a terra. O crente em Cristo é chamado para dar testemunho cristão e demonstrar o fruto do Espírito Santo. (2Co 5.17; Gl 5.22,23).

Provas bíblicas:

  • 2Coríntios 5.17: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
  • Gálatas 5.22,23: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Do Matrimônio.

Acreditamos que “casamento” tem apenas um significado: a união de um homem biológico e uma mulher biológica em uma união única e exclusiva, conforme delineado nas Escrituras. Acreditamos que Deus ordena que a intimidade sexual ocorra apenas entre um homem biológico e uma mulher biológica que são casadas entre si (Gn 1.26-28; Gn 2.23-25; Mt 19.4-6).

Provas bíblicas:

  • Gênesis 1.26–28: Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
  • Gênesis 2.23–25: E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
  • Mateus 19.4–6: Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Do Líder Cristão.

O líder cristão é definido por qualidades bíblicas como integridade, testemunho familiar, vida de oração, humildade e conhecimento da Palavra. No meio da igreja alguns são chamados e capacitados por Deus para o ensino da Palavra e o pastoreio. Outros também são chamados e enviados para a evangelização pioneira. (2Tm 1.5; At 16.2; Lc 5.16; Fp 2.5-8; Tt 1.6-9; At 13.1-3).

Provas bíblicas:

  • 2Timóteo 1.5: Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.
  • Atos dos Apóstolos 16.2: Dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio.
  • Lucas 5.16: Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.
  • Filipenses 2.5–8: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
  • Tito 1.6–9: Alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
  • Atos dos Apóstolos 13.1–3: Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

Do Batismo e Ceia do Senhor.

O batismo é a demonstração pública que marca a entrada de alguém no povo de Deus e aponta para a ação de Deus levando seus filhos do pecado. A ceia do Senhor é um momento de comunhão espiritual entre Cristo e o seu povo. É também uma oportunidade para que os salvos se lembrem de Jesus Cristo (sua morte e ressurreição) e o anunciem até que ele venha. (Rm 6.4; Mt 3.13-17; Mc 1.9-11; Lc 3.12; At 2.38; 1Co 11.23-25).

Provas bíblicas:

  • Romanos 6.4: Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
  • Mateus 3.13–17: Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
  • Marcos 1.9–11: Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
  • Lucas 3.12: Foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer?
  • Atos dos Apóstolos 2.38: Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
  • 1Coríntios 11.23–25: Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

Da Volta de Cristo e Juízo.

Jesus voltará, como ele mesmo prometeu. Virá buscar os seus para a vida eterna, quando julgará os vivos e os mortos. Na sua vinda ele restaurará os céus e a terra e tudo se fará novo. (At 1.1; Mt 16.27; 1Ts 4.17-18; Mt 5.28-29; Hb 9.27-28; Rm 6.23; Jo 5.24).

Provas bíblicas:

  • Atos dos Apóstolos 1.1: Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar.
  • Mateus 16.27: Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.
  • 1Tessalonicenses 4.17–18: Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
  • Mateus 5.28–29: Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.
  • Hebreus 9.27–28: E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.
  • Romanos 6.23: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
  • João 5.24: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

 Conheça o Calvinismo.

Veja neste vídeo o Rev. Augustus Nicodemus Lopes explicando sobre os cinco pontos do calvinismo.


Neste vídeo, o pastor John Piper apresenta uma breve biografia da vida de João Calvino.


Neste último vídeo, Rev. Leandro Lima explica de forma bem fácil o tema “Aspectos da Teologia de Calvino e Sua Expansão Histórica” neste vídeo. Este é um ótimo material para conhecer melhor o calvinismo. Assista ao vídeo aqui.


“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑