“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5:8, ACF).
Jesus, nas Bem-aventuranças, tem falado de bênção após bênção de maneira maravilhosa. Suas palavras são cheias de encorajamento e consolo, não é verdade? Ao chegarmos à sexta bem-aventurança, muitos podem se sentir intimidados por ela. É realmente extraordinário ouvir e refletir sobre a gloriosa promessa de que os puros de coração verão a Deus. Mas então surge a pergunta: quem, entre nós, é limpo de coração?
Lembremo-nos do que era verdade a respeito de Adão antes da Queda. Ele desfrutava de comunhão íntima, pessoal e direta com Deus no jardim. Como nos ensina Gênesis 3:8, o Senhor andava ali na viração do dia. Porém, sabemos que a Queda mudou tudo. Aquela comunhão e companheirismo foram perdidos por causa do pecado. Além disso, em Êxodo 33:20 o próprio Deus afirma que nenhum homem pode ver o Seu rosto e permanecer vivo. Então, como compreender que Jesus declare que os limpos de coração verão a Deus? Como nós, pecadores impuros, poderíamos apresentar não apenas mãos limpas, mas também um coração puro diante dEle (Salmo 24:4-5; 1 Timóteo 1:5)?
A resposta é que os limpos de coração são aqueles que foram purificados em Cristo. A palavra grega traduzida como “puro” em Mateus 5:8 significa “limpo, irrepreensível, livre de culpa”. Amados, aqui Jesus nos conduz a olhar para Ele mesmo e para a Sua obra. Nossa confiança e esperança repousam nEle, que lavou, justificou e santificou o Seu povo (1 Coríntios 6:11). Ele purificou os nossos corações da maldade (Jeremias 4:14). Jesus nos separou e nos declarou santos. Essa pureza é resultado da Sua obra eficaz. Pelo Seu Espírito e graça, somos continuamente amadurecidos em Cristo, à medida que Ele nos refina e purifica, removendo o pecado e tudo o que corrompe nossas vidas. Assim, somos restaurados cada vez mais à imagem de Cristo. E temos a promessa segura de que Ele completará a boa obra que iniciou em nós. Como aqueles que estão nEle, podemos ter plena confiança de que um dia veremos a Deus tal como Ele é (1 João 3:1-3).
A promessa de Jesus nesta bem-aventurança é indescritivelmente grandiosa, não é? Nosso coração anseia por ser liberto da presença do pecado. Anseia por contemplar Cristo, e Ele nos garante que isso acontecerá. Quando O virmos, experimentaremos a alegria e a satisfação plenas de nossas almas, para sempre.
Que esta bem-aventurança fortaleça em você o amor, a gratidão e o anseio pelo Salvador. Louvado seja Deus!
Aplicação.
1. Quando Jesus diz que os “limpos de coração” verão a Deus, como isso afeta a forma como você busca viver diariamente diante dEle?
2. De que maneiras você tem experimentado a purificação de Cristo em sua vida? Há áreas em que ainda precisa se render mais a Ele?
3. O que significa para você ser “restaurado à imagem de Cristo” no seu dia a dia?
4. Como a promessa de que veremos a Deus fortalece sua esperança em meio às lutas e tentações?
5. Você anseia mais por bênçãos terrenas ou por ver a Deus face a face? O que isso revela sobre o seu coração?
6. Como essa bem-aventurança pode despertar em você maior gratidão, amor e desejo de santidade diante do Senhor?

Estudos devocionais sobre as Bem-aventuranças – Semana 6, Guia 1: Bem-aventurados os limpos de coração está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0, © 2025 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário