Estudos devocionais sobre as Bem-aventuranças – Semana 2, Guia 2: Matthew Henry sobre os que choram.

Tempo de leitura: 4 minutos.

Por Matthew Henry.

II. Os que choram são felizes (v. 4); Bem-aventurados os que choram. Esta é outra bem-aventurança estranha, e que se segue apropriadamente à anterior. Os pobres estão acostumados a chorar, os pobres piedosos choram piedosamente. Nós tendemos a pensar: Bem-aventurados são os alegres; mas Cristo, que foi Ele mesmo um grande homem de dores, diz: Bem-aventurados os que choram.

Há um choro pecaminoso, que é inimigo da bem-aventurança — a tristeza do mundo; a melancolia desesperadora por uma causa espiritual, e a dor inconsolável por uma causa temporal. Há um choro natural, que pode se tornar amigo da bem-aventurança, pela graça de Deus operando juntamente com ele, e santificando as aflições para nós, pelas quais choramos. Mas há um choro piedoso, que habilita para a bem-aventurança: uma seriedade habitual, a mente mortificada para a alegria vã, e uma tristeza real. 1. Um choro penitencial por nossos próprios pecados; este é o arrependimento piedoso, uma tristeza segundo Deus; tristeza pelo pecado, com o olhar voltado para Cristo (Zacarias 12:10). Estes são os que pertencem a Deus, os que choram, que vivem uma vida de arrependimento, que lamentam a corrupção de sua natureza, suas muitas transgressões reais e os afastamentos de Deus; e que, por zelo à honra de Deus, também choram pelos pecados dos outros, e suspiram e clamam por causa de suas abominações (Ezequiel 9:4). 2. Um choro de compaixão pelas aflições dos outros; o choro daqueles que choram com os que choram, que se entristecem pelas assembleias solenes, pelas desolações de Sião (Sofonias 3:18; Salmos 137:1), especialmente os que olham com compaixão para as almas que perecem, e choram por elas, como Cristo chorou sobre Jerusalém.

Agora, esses que choram piedosamente: (1.) São bem-aventurados. Assim como no riso vão e pecaminoso o coração é triste, também no choro piedoso o coração tem uma alegria séria, uma satisfação secreta, com a qual o estranho não se intromete. Eles são bem-aventurados, porque são semelhantes ao Senhor Jesus, que foi um homem de dores, e de quem nunca lemos que tenha rido, mas frequentemente que chorou. Eles estão armados contra as muitas tentações que acompanham a alegria vã, e preparados para os confortos de um perdão selado e de uma paz estabelecida. (2.) Serão consolados. Ainda que talvez não sejam imediatamente consolados, há provisão abundante feita para o seu consolo; a luz é semeada para eles; e no céu, é certo, eles serão consolados, como Lázaro (Lucas 16:25). Note: A felicidade do céu consiste em ser perfeitamente e eternamente consolado, e em enxugar todas as lágrimas de seus olhos. É a alegria do nosso Senhor; uma plenitude de alegria e prazeres para sempre; o que será duplamente doce para aqueles que foram preparados para isso por esta tristeza piedosa. O céu será de fato um céu para aqueles que para lá caminham chorando; será uma colheita de alegria, o retorno de um tempo de semeadura de lágrimas (Salmos 126:5,6); uma montanha de alegria, para a qual o nosso caminho passa por um vale de lágrimas. Veja Isaías 66:10.

Aplicação.

1. Tenho chorado diante de Deus pelos meus pecados, reconhecendo a minha necessidade de arrependimento e graça?

2. Onde tenho buscado consolo: nas falsas alegrias do mundo ou nas promessas eternas de Cristo?

3. Meu coração se entristece não apenas pelos meus pecados, mas também pelos pecados e sofrimentos dos outros? Tenho orado por eles com compaixão?

4. Vejo minhas lágrimas presentes como sementes de uma alegria eterna que Deus prometeu, ou me deixo desanimar pelo sofrimento do agora?

Oração.

Ore a Deus para que lhe ensine a chorar pelos seus pecados e não pelos prazeres que este mundo nega. Peça que Ele lhe dê um coração sensível, que não se acomode na frieza espiritual, mas que se entristeça diante do afastamento dEle. Suplique para que o Senhor o ajude a carregar a dor dos que sofrem e a interceder com compaixão sincera pelas almas perdidas. Busque em oração o consolo das Suas promessas, a força da Sua presença e a preparação para a alegria eterna que será completa em Cristo Jesus.


Estudos devocionais sobre as Bem-aventuranças – Semana 2, Guia 2: Matthew Henry sobre os que choram está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0, © 2025 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑