Comece com uma oração: Peça a Deus que fale ao seu coração por meio da leitura de hoje. Peça sensibilidade para reconhecer o orgulho sutil e disposição para seguir o exemplo de Jesus em humildade e obediência. Que o Espírito Santo transforme seu interior para refletir o caráter de Cristo.
Leia: Filipenses 2:6-8.
Versículo-chave: “A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo” (v.7).
Reflexão:
Poucos textos nas Escrituras revelam com tanta profundidade o mistério da encarnação e a humildade de Cristo como este. Paulo nos convida a contemplar o Deus eterno que se fez homem, não por necessidade, mas por amor. Cristo, sendo em forma de Deus, ou seja, possuindo plenamente a natureza divina, não usurpou Sua igualdade com Deus como algo a ser retido ou desfrutado egoisticamente. Em vez disso, Ele se esvaziou, não da divindade, mas de Sua glória e prerrogativas, e assumiu voluntariamente a forma de servo.
Essa humilhação foi progressiva: Ele se tornou humano, viveu entre pecadores, sujeitou-se à limitação humana, lavou os pés de seus discípulos e, finalmente, obedeceu até a morte, e uma morte vergonhosa na cruz, reservada aos piores criminosos. Tudo isso foi feito em completa submissão ao Pai e por amor aos que Ele veio salvar.
Cristo redefiniu a verdadeira grandeza. No Reino de Deus, grande não é quem exige honra, mas quem serve com humildade. Essa é a contracultura do evangelho: quanto mais você se esvazia de si, mais se enche de Cristo; quanto mais você serve, mais se parece com Ele.
Aplicação:
- Você tem buscado servir como Cristo serviu?
- Há alguma área em sua vida em que está lutando para abrir mão do orgulho, do conforto ou dos “direitos pessoais”?
- Em casa, na igreja ou no trabalho, seu coração está disposto a se tornar servo?
Oração: Ore para que o Espírito o ajude a viver com disposição sacrificial, à semelhança de Cristo.

Guia Devocional em Filipenses 2 Dia 2 – O modelo supremo de humildade sob CC BY-NC-ND 4.0, © 2025 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário