E se eu tiver dificuldade para ler a Bíblia?

Tempo de leiuras: 5 minutos.

Todos nós, como cristãos, enfrentamos momentos em que a Bíblia parece seca. Isso pode ser assustador, pois sabemos que a própria Escritura ensina ser viva e eficaz, mais afiada que qualquer espada de dois gumes, capaz de penetrar a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, além de discernir os pensamentos e intenções do coração. Portanto, quando percebemos a Bíblia como “morta”, essa sensação pode ser profundamente inquietante. Ainda assim, todos os crentes com algum tempo de caminhada cristã entendem que há momentos em que a Bíblia não se assemelha a riachos de água viva, mas a um deserto árido. Nesses momentos, acredito que Deus nos convida a refletir e examinar algumas questões. Existem três razões principais que podem nos ajudar a compreender por que, às vezes, a Bíblia parece seca para nós.

Três razões pelas quais a Bíblia pode parecer seca.

1. Pecado pessoal.

Quando a Bíblia parece seca ou sem vida, acredito que esses momentos são oportunidades dadas pelo Senhor para avaliarmos algumas áreas da nossa caminhada. Uma das razões pode ser o nosso pecado pessoal. O Salmo 16.11 nos ensina que na presença de Deus há plenitude de alegra.

Contudo, quando nos colocamos em oposição a Deus, rebelando-nos contra ele, ou quando há aspectos da nossa vida que não submetemos à sua vontade, isso inevitavelmente torna a leitura da Bíblia mais árida. Estamos vivendo de maneira distante do que o Senhor deseja para nós, e sua proximidade se torna uma ameaça, em vez de uma fonte de conforto. Se essa for a nossa condição, é necessário que nos arrependamos dos nossos pecados, confiemos em Jesus Cristo e busquemos crescer em nossa comunhão com ele.

2. Fraqueza pessoal.

Outra razão pela qual a Bíblia pode parecer seca para nós é a fraqueza pessoal. Somos seres feitos de carne, sujeitos a limitações físicas, e, em momentos de fraqueza ou cansaço extremo, podemos deixar de aproveitar, nos deleitar ou nos conectar com aquilo que valorizamos profundamente. Pense na última vez em que você ficou doente, talvez com uma virose estomacal. Durante esse período, é provável que não tenha sentido muito prazer ao ler a Bíblia, porque, nesses momentos, a vida como um todo perde boa parte do seu brilho. Assim, condições como dor crônica, exaustão ou outros aspectos de fraqueza pessoal podem dificultar nossa experiência espiritual.

Quando o Senhor nos permite passar por essas circunstâncias, somos chamados a lembrar de sua soberania e providência. Devemos continuar avançando nas Escrituras com fé, confiando que essas fraquezas são temporárias. Oro para que o Senhor fortaleça nossos corações e nos sustente nesses momentos.

3. Falta de habilidade.

A terceira razão pode ser simplesmente a falta de habilidade para compreender as Escrituras. Lembro-me de que, quando era um jovem cristão, havia grandes porções da Bíblia que não faziam sentido para mim. Um exemplo disso pode ser encontrado no relato do eunuco etíope, que disse a Filipe: “Como posso entender o que estou lendo, se alguém não me explicar?” Filipe então o ajudou a compreender.

Às vezes, nossa dificuldade em encontrar vida em certas passagens da Bíblia se deve ao fato de não conhecermos suficientemente sua estrutura, seus temas ou como interpretá-la de forma correta. No entanto, a Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria e ensino, e nossa compreensão dela pode crescer com o tempo.

Quando nos encontramos nessa situação, o caminho a seguir é trabalhar para desenvolver nossa habilidade e aumentar nosso conhecimento. O último comando que Pedro dá na Bíblia é para que os cristãos cresçam. Assim, ao fazer uso de bons recursos, ouvir nossos pastores expondo a Palavra, aprender com eles como aplicar o texto em nossas vidas e participar de estudos como aulas de hermenêutica, podemos expandir nossa capacidade de compreender a incrível riqueza, complexidade e alegria que a Bíblia nos oferece em todas as suas camadas.

A Bíblia é uma fonte inesgotável, sempre oferecendo novas lições e insights para aqueles que a estudam. À medida que crescemos em habilidade e entendimento, a Palavra de Deus se torna viva de maneiras renovadas e surpreendentes para nós.

Quando sentimos que a Bíblia está seca, acredito que há três áreas principais que devemos considerar:

  1. Avaliar nossas próprias vidas: Estamos vivendo em rebelião contra Deus, o que pode tornar a Bíblia menos impactante para nós?
  2. Examinar nosso estado físico: Estamos fracos ou exaustos, necessitando de renovação e descanso?
  3. Identificar áreas de aprendizado: Existem habilidades que precisamos desenvolver para que a Escritura se torne mais compreensível e significativa?

Refletir sobre essas questões nos ajuda a redescobrir a vitalidade e a riqueza da Palavra de Deus em nossa jornada espiritual.


Por: Dr. Nate Brooks ©️ Reformed Theological Seminary. Traduzido com permissão. Fonte: What if I struggle wanting to read the Bible?. Todos os direitos reservados. Tradução, revisão e edição: Samuel S. Gomes. Dezembro de 2024.

Autor: Nate Brooks (Ph.D.) integrou o corpo docente da Southeastern Baptist Theological Seminary em 2023, após lecionar anteriormente no Reformed Theological Seminary. Ele ministra cursos introdutórios e avançados de aconselhamento, abordando temas como método teológico, história e avaliação de teorias psicológicas, além de supervisionar alunos durante seus estágios. Paralelamente, atua como Ministro de Aconselhamento na Faith Baptist Church, localizada em Youngsville.

Fundador e diretor da Courage Christian Counseling, uma clínica especializada em aconselhamento virtual para sobreviventes e perpetradores de abuso e trauma, o Dr. Brooks também presta consultoria e oferece treinamentos a igrejas de diversas denominações sobre esses temas sensíveis. Residente em Youngsville, Carolina do Norte, ele vive com sua esposa, Kate, e seus três filhos. Kate é também conselheira, com foco especial em questões relacionadas à dor crônica e doenças. Nos momentos livres, o Dr. Brooks aprecia correr longas distâncias.


E se eu tiver dificuldade para ler a Bíblia? está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑