Tempo de leitura: 02 minutos.
Semana 50: Uma carta de recomendação.
Por Rebecca Van Noord.
Leituras bíblicas: Deuteronômio 9.1-10.22; 2Coríntios 3.1-8; Salmo 35.1-11.
Guardamos cartas de recomendação de pastores, supervisores anteriores e professores que destacam nossas habilidades, atitude e ética de trabalho. Elas nos apresentam como candidatos ideais, ignorando as coisas que nos faltam e as formas como falhamos. Mas a carta de recomendação de Paulo conta uma história diferente: “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida por nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações” (2Co 3.2–3).
Paulo enxergava a obra de Deus na vida dos coríntios. Por meio do trabalho do Espírito, eles foram unidos como uma comunidade. A resposta deles ao evangelho testificava que Paulo estava cumprindo a tarefa à qual fora chamado.
No entanto, Paulo não permanece focado em si mesmo nesta passagem. Ele muda o foco para o Espírito Santo: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus” (2Co 3.4-5). Em última análise, a confiança de Paulo encontra-se na obra de Cristo e na obra vivificadora do Espírito.
Nossos sucessos e fracassos são colocados em um contexto adequado quando lemos a mensagem de Paulo. Todo o bem que fazemos atesta o trabalho do Espírito em nossas vidas; é um testemunho de uma vida redimida por Cristo. E o que há de ruim não é ignorado por Deus – ele foi pago. É a carta de recomendação dele que realmente importa, pois ele sabe quem realmente somos.
Perguntas para reflexão.
1. Como a “carta” escrita pelo Espírito Santo em seu coração tem sido lida pelas pessoas ao seu redor? O que sua vida tem comunicado sobre a obra de Cristo em você?
2. De que maneira você pode reconhecer que sua suficiência vem de Deus e não de si mesmo, tanto nos momentos de sucesso quanto nos de fracasso?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 50: Uma carta de recomendação está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário