Noções Básicas da Bíblia – Lição 12

Tempo de leitura: 05 minutos.

Lição 12: O que acontece quando alguém morre?

Na Bíblia, a morte é primariamente entendida como “separação”. Quando uma pessoa morre, sua alma é separada de seu corpo, que deixa de funcionar. Contudo, a alma continua a existir, consciente das realidades espirituais.

A morte é uma realidade universal, consequência direta do pecado. Não se trata apenas dos pecados individuais de cada pessoa, mas também do pecado original de Adão, que representava toda a humanidade. Como afirma o apóstolo Paulo: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12).

Os dois tipos de morte.

1. Morte física: Refere-se à separação da alma e do corpo.

2. Morte espiritual: É a separação da comunhão com Deus, que Adão experimentou imediatamente após pecar. Embora ele não tenha morrido fisicamente de imediato, sua separação espiritual de Deus foi instantânea. Essa condição espiritual é herdada por todos os seus descendentes e precisa ser transformada antes que a morte física termine nosso tempo neste mundo.

Nas palavras da Confissão de Fé de Westminster (CFW 6.3): “Sendo eles o tronco de toda a humanidade, o delito de seus pecados foi imputado a seus filhos (At 17.26; Rm 5.12, 15-19; 1Co 15.21,22,45,49); e a mesma morte em pecado, bem como a sua natureza corrompida, foram transmitidas a toda a sua posteridade, que deles procede por geração ordinária (Sl 51.5; Gn 5.3; Jo 3.6)”.

A necessidade da graça.

Nascemos espiritualmente mortos devido ao pecado de Adão. Essa condição nos torna culpados diante de Deus, impedindo-nos de desfrutar de seu conforto e promessas. Se permanecermos nesse estado e morrermos fisicamente, estaremos eternamente separados de Deus.

O evangelho traz a boa notícia de que, pela graça de Deus, aqueles que confiam em Jesus Cristo são restaurados à comunhão com Deus. Jesus pagou a penalidade do pecado, removendo a barreira espiritual e oferecendo a vida eterna: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).

A alma daqueles que confiam em Cristo vai imediatamente para estar com ele ao morrer. Eles desfrutam das bênçãos de Deus para sempre.

A ressurreição: física e espiritual.

A ressurreição é a reunião de coisas separadas na morte física. Quando Jesus morreu, sua alma foi para o mundo espiritual, enquanto seu corpo permaneceu no túmulo. Três dias depois, ele ressuscitou, com seu corpo transformado e glorificado.

Essa realidade aponta para o futuro dos crentes: “O corpo dos homens, depois da morte, volta ao pó e vê a corrupção;(Gn 3.19; At 13.36) mas a alma deles (que nem morre nem dorme), tendo uma substância imortal, volta imediatamente para Deus que a deu (Lc 23.43; Ec 12.7)” (CFW 32.1).

No dia final, Jesus ressuscitará os corpos dos crentes, transformando-os em corpos glorificados que serão unidos às suas almas para viverem para sempre com Deus.

Além da ressurreição física, há uma ressurreição espiritual. Por meio da fé em Cristo, o pecador é vivificado, passando da morte espiritual para uma nova vida: “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Rm 6.4).

O privilégio e a responsabilidade dos vivos espirituais.

Aqueles que foram vivificados em Cristo têm o privilégio de proclamar o evangelho aos que estão espiritualmente mortos. Deus usa sua Palavra para trazer vida a muitos, e os que creem genuinamente terão a promessa de vida eterna.

Por outro lado, os que rejeitam a Cristo permanecem em sua morte espiritual e enfrentarão a separação eterna de Deus no juízo final: “Devemos crer que no último dia haverá uma ressurreição geral dos mortos, justos e injustos (At 24.15)” (Catecismo Maior de Westminster, Pergunta 87).

Conclusão.

A morte física e espiritual são consequências do pecado, mas a graça de Deus traz esperança. Em Cristo, a barreira que separa o homem de Deus é removida, garantindo vida eterna e comunhão plena com o Criador. A certeza da ressurreição física aponta para o cumprimento final do plano redentor de Deus, enquanto a ressurreição espiritual nos permite viver em novidade de vida aqui e agora.

Como crentes, somos chamados a viver como novas criaturas, demonstrando gratidão pela misericórdia divina e proclamando o evangelho para que outros também possam ser vivificados. Que essa esperança de ressurreição nos impulsione a glorificar a Deus em toda nossa existência.

Perguntas para estudo.

1. Qual é a definição bíblica de morte apresentada na lição, e como ela é explicada em relação à separação da alma e do corpo?

2. De acordo com o apóstolo Paulo em Romanos 5.12, qual é a causa universal da morte e como ela está relacionada ao pecado de Adão?

3. Quais são os dois tipos de morte mencionados no texto, e como cada um deles afeta a humanidade?

4. O que o texto ensina sobre a ressurreição física e espiritual, e qual é a relação entre elas para os que estão em Cristo?

5. Como o evangelho oferece uma solução para o problema da morte espiritual, e qual é a responsabilidade dos vivos espirituais mencionada no final do texto?


Acompanhe as lições dessa série aqui.


Lição 12: O que acontece quando alguém morre? © 2024 pelo Instituto Genebra de Estudos Reformados está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑