Devocional 2024 – Semana 45

Tempo de leitura: 03 minutos.

Semana 45: Seguindo em frente.

Por John D. Barry.

Leituras bíblicas: Deuteronômio 1.1-46; 2Coríntios 1.1-11; Salmo 31.1-9.

“Tempo bastante haveis estado neste monte. Voltai-vos, e parti…” (Dt 1.6-7).

Temos uma forte tendência a permanecer em um lugar ou a continuar realizando uma atividade por mais tempo do que deveríamos. Nossas reuniões são longas, trabalhamos constantemente horas extras ou ficamos além do tempo necessário. Mas há um problema ainda maior: ignoramos o comando de Deus para deixarmos certos lugares, posições ou funções quando ele nos chama a avançar.

A mudança pode ser revigorante, mas as inúmeras decisões e os momentos difíceis que ela traz podem frequentemente nos desmotivar. Ficamos confortáveis onde estamos e tememos o desconhecido.

De fato, muitas pessoas – incluindo cristãos – levam vidas aparentemente sem propósito. A maioria dos cristãos americanos, por exemplo, dedica mais horas do dia a atividades confortáveis, como assistir TV, do que a orar, ler a Bíblia ou servir aos outros (e isso, muitas vezes, somando todas essas atividades). O que costumamos ouvir das pessoas mais velhas? “Gostaria de ter assumido mais riscos; se ao menos eu não tivesse tido tanto medo”. Estamos todos caminhando para a morte. No entanto, como cristãos, também estamos a caminho da vida eterna. Por que deveríamos limitar a obra de Deus por medo?

Em Dt 1, Deus ordena que Moisés deixe a montanha — um lugar onde ele se sentia confortável. O novo caminho de Moisés não seria nada fácil. Ele entraria na terra dos amorreus e cananeus, povos conhecidos por sua ferocidade (Dt 1.7). Moisés estava prestes a colocar em risco a vida de todos — homens, mulheres e crianças — para seguir a vontade de Deus. Tanto os jovens quanto os idosos estariam novamente expostos ao perigo.

Mas Deus não desejava que Moisés permanecesse no deserto. Ele o chamou para liderar seu povo até a terra santa, prometida a Abraão muitos anos antes (Dt 1.8). Apesar do medo, foi isso que Moisés fez: “Então, viramo-nos, e seguimos para o deserto, caminho do mar Vermelho, como o Senhor me tinha dito; e muitos dias rodeamos a montanha de Seir” (Dt 2.1). A confiança de Moisés estava fundamentada em uma única coisa: na palavra de Deus.

Que sua confiança também esteja alicerçada na palavra de Deus e que você confie nele plenamente.

Reflexão.

1. Em quais áreas da sua vida você sente que pode estar permanecendo por mais tempo do que deveria, ignorando um possível chamado de Deus para avançar? Como você poderia discernir melhor a vontade de Deus para essas situações?

2. Moisés foi desafiado a confiar em Deus e seguir em frente, apesar do risco e da insegurança. O que pode estar impedindo você de confiar plenamente em Deus e enfrentar novos desafios?


Bibliografia.

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.


Semana 45: Seguindo em frente está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑