Tempo de leitura: 02 minutos.
Semana 44: Presentes e Graça.
Por John D. Barry.
Leituras bíblicas: Números 35.1-36.13; 1Coríntios 16.1-24; Salmo 30.1-12.
“O Senhor disse a Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó: Ordena aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, deem cidades aos levitas, para habitarem; e dar-lhes-eis também pastagens ao redor das cidades” (Nm 35.1-2).
A prática de dar remonta a tempos antigos. Antes mesmo de o povo de Deus entrar na terra prometida, eles são instruídos a ajudar os levitas – seus líderes espirituais – oferecendo-lhes cidades. Agora que Deus concedeu a terra ao povo, ele pede que retribuam à sua obra. Há uma oportunidade para a obediência, e essa obediência trará a bênção de uma contínua orientação espiritual através daqueles que recebem a terra. No entanto, a doação não é o único princípio em jogo aqui.
Logo depois, Deus ordena que o povo estabeleça cidades de refúgio para aqueles que cometeram homicídio (Nm 35.6-8). Ele institui um sistema de graça – um tipo de prisão domiciliar. A ideia de que sinagogas e igrejas podem servir como refúgio (santuário) para criminosos provavelmente tem sua origem nesse conceito.
Esse sistema de graça também se reflete em formas de hospitalidade, como vemos em várias passagens das cartas de Paulo. Por exemplo, mesmo em meio à crise em seu relacionamento com os coríntios, Paulo ainda solicita hospitalidade para seu colaborador no ministério: “E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor entre vós, porque trabalha na obra do Senhor, como eu. Portanto, ninguém o despreze, mas encaminhai-o em paz, para que venha ter comigo, visto que o espero com os irmãos” (1Co 16.10-11).
Deus é gracioso, e ele nos chama a sermos igualmente graciosos – mesmo quando relutamos, ou quando nosso senso de justiça torna difícil agir com graça.
Reflexão.
1. De que maneira posso praticar a generosidade e a hospitalidade em minha vida diária, assim como o povo de Israel foi chamado a compartilhar suas posses com os levitas e a prover refúgio aos necessitados?
2. Como posso expressar a graça de Deus aos outros, mesmo quando meus sentimentos de justiça ou frustração me impedem de agir com compaixão?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 44: Presentes e Graça está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário