Devocional 2024 – Semana 43

Tempo de leitura: 02 minutos.

Semana 43: Provocando a Morte.

Por Rebecca Van Noord.

Leituras bíblicas: Números 33.50-34.29; 1Coríntios 15.35-58; Salmo 29.1-11.

A mãe da minha melhor amiga, uma querida conhecida da família, faleceu devido à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ao longo de três anos, a doença foi destruindo suas células nervosas, começando pelas mãos e pés e avançando para seus órgãos vitais. Cada vez que eu a visitava, ela estava diferente – a bengala cedeu lugar à cadeira de rodas, e suas palavras, antes claras, foram substituídas por um silêncio inquietante. Embora plenamente lúcida, ela gradualmente perdeu a capacidade de expressar seus sentimentos e necessidades. No fim, apenas seus olhos revelavam o turbilhão de emoções em seu interior.

Aqueles que enfrentam a realidade da morte, seja a sua própria ou a de um ente querido, não têm dúvidas sobre a fragilidade humana. Eles estão profundamente conscientes da verdade que muitos evitam, e se agarram à esperança da ressurreição, tão belamente expressa por Paulo, que os coríntios demoraram a entender e aceitar: “Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Co 15.51-52).

A morte e a vitória de Cristo sobre o pecado e a própria morte trazem nova vida àqueles que creem nele. Sua vitória é o motivo para a provocação de Paulo diante da morte – uma provocação repleta de alegria para os que reconhecem o triunfo de Cristo: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.55-57).

Não devemos esquecer que todos estamos passando pelo processo da morte, assim como aqueles ao nosso redor. A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma versão acelerada da experiência humana. Então, por que permanecemos em silêncio sobre a esperança que habita em nós? “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1Co 15.58).

Reflexão.

1. Como a realidade da morte e a certeza da ressurreição em Cristo moldam sua maneira de viver e encarar as dificuldades da vida?

2. De que forma a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte desafia você a ser mais firme e abundante na obra do Senhor, mesmo diante das adversidades?

3. Por que, muitas vezes, você hesita em compartilhar a esperança da ressurreição com os que estão ao seu redor, mesmo sabendo que essa verdade transforma a nossa visão sobre a vida e a morte?


Bibliografia.

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.


Semana 43: Provocando a Morte está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑