Tempo de leitura: 02 minutos.
Semana 42: Oração e esperança para os ansiosos.
Por Rebecca Van Noord.
Leituras bíblicas: Números 33.1-49; 1Coríntios 15.12-34; Salmo 28.1-9.
Ansiedade, depressão e medo não deveriam fazer parte da vida cristã – ou, ao menos, da vida cristã ideal. No entanto, para aqueles que enfrentam essas emoções, essa visão organizada pode não ser útil ou verdadeira. O que realmente oferece alívio é a esperança e a fé em meio a essas turbulências emocionais.
O autor do Salmo 28 expressa profunda ansiedade, mas, mesmo assim, revela sua confiança em Deus: “A ti clamarei, ó Senhor; rocha minha, não emudeças para comigo; não suceda, calando-te tu para comigo, que eu me torne semelhante aos que descem à cova” (Sl 28.1). Embora sinta que Deus não está ouvindo, o salmista continua buscando a presença divina. Ele adora e clama por socorro, não se entregando ao desespero. Em contraste com os “que praticam a iniquidade”, que “não atentam para os feitos do Senhor, nem para a obra das suas mãos”, o salmista deposita toda a sua confiança em Deus (Sl 28.3,5).
No meio do salmo, a súplica se transforma em louvor quando Deus responde à sua oração. O salmista percebe que sua confiança estava bem colocada: “Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas” (Sl 28.6). Mesmo em tempos sombrios e circunstâncias difíceis, Deus permanece fiel. Ele nunca está distante, embora nossas emoções muitas vezes nos façam sentir o contrário. Ele “apascente-os e exalte-os para sempre” (Sl 28.9). Deus salva, abençoa, guia e até nos carrega através de todas as estações da vida.
Não somos salvos por nossas próprias obras, mas pela obra de Cristo. Em meio às lutas, podemos ter certeza de que já estamos experimentando, em parte, a salvação. E podemos confiar que “aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Fp 1.6).
Reflexão.
1. Como o exemplo do salmista no Salmo 28 pode nos inspirar a continuar buscando a Deus em oração, mesmo quando nossas emoções nos fazem sentir que ele está distante?
2. De que maneira podemos fortalecer nossa confiança na obra de Cristo e na fidelidade de Deus durante os períodos de ansiedade e desafios emocionais?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 42: Oração e esperança para os ansiosos está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário