Tempo de leitura: 02 minutos.
Semana 38: Uso sábio da liberdade cristã.
Por Rebecca Van Noord.
Leituras bíblicas: Números 29.1-40; 1Coríntios 11.17-12.11; Salmo 24.1-10.
Quando aprendemos algo novo sobre a vida e a fé, é tentador usar nosso conhecimento e liberdade para questionar estruturas e práticas religiosas – revelando a verdade de uma maneira que, muitas vezes, não é útil nem edificante. Se formos honestos, ultrapassar limites e viver de forma ousada e sem restrições pode nos dar uma sensação de adrenalina.
Paulo adverte os cristãos de Corinto contra essa postura: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam” (1Co 10.23). Ele estabelece um contraste ao justapor essas cláusulas, separando o que deveria realmente ser o foco dos coríntios. Paulo enfatiza que, em vez de exibir nossa liberdade, devemos nos concentrar no que é benéfico e construtivo para a comunidade.
Buscar o bem do próximo deve ser nossa primeira reação. E isso não se limita apenas à comunidade cristã. Paulo afirma: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus” (1Co 10.31-32). Essa é uma tarefa desafiadora na era da internet; quando não vemos alguém face a face, torna-se muito mais fácil criticá-lo.
Isso não significa que não devemos desafiar ideias quando for adequado. No entanto, implica que devemos considerar cuidadosamente nosso público e agir de maneira que melhor comunique a mensagem do evangelho. Seja qual for a circunstância, devemos “em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos” (1Co 10.33).
Reflexão.
1. De que maneira estou utilizando minha liberdade em Cristo? Estou buscando edificar os outros e promover o bem da comunidade, ou estou focando apenas em minhas próprias preferências e desejos?
2. Quando confronto ideias ou práticas que discordo, estou fazendo isso de forma cuidadosa, com amor e consideração ao próximo, ou estou permitindo que minhas críticas sejam destrutivas e causem tropeço aos que me cercam?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 38: Uso sábio da liberdade cristã está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário