Noções Básicas da Bíblia – Lição 02

Tempo de leitura: 05 minutos.

Lição 2: O que é verdade sobre Deus?

Deus é o Criador de todas as coisas. Ele nos fez e formou tudo o que existe. Tudo o que ele criou revela o quão maravilhoso, poderoso e soberano ele é. A Bíblia é a fonte onde Deus nos conta tudo o que precisamos saber sobre ele e sobre suas obras.

Em João 5.39, Jesus disse:

  • “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

A Bíblia nos ensina que Deus é completamente diferente de nós. Ele é um ser espiritual, não limitado por um corpo físico, e não está sujeito ao tempo. Enquanto nós temos um começo e aprendemos ao longo da vida, Deus sempre foi e sempre será o mesmo. Ele nunca muda e tem conhecimento perfeito de todas as coisas desde a eternidade. Nós só podemos estar em um lugar por vez, mas Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.

O Salmo 139 expressa a magnitude do ser de Deus. Ele é onipresente e onisciente, vendo tudo o que fazemos e estando sempre ao nosso lado, mesmo nas dificuldades:

  • Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (Sl 139.7-10)

As Escrituras também nos dizem que Deus realiza toda a sua vontade de forma perfeita. Seu plano é infalível, e ele é onipotente, cumprindo tudo o que planejou desde a eternidade. Diferentemente de nós, que dependemos de alimento, ar e até de outras pessoas, Deus não depende de nada. Ele é autossuficiente, sempre foi e sempre será o mesmo, sem necessidade de aprendizado ou espera pelo futuro.

A Confissão de Fé de Westminster (doravante CFW) confirma essa verdade ao declarar que Deus:

  • “É imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para sua própria glória” (CFW 2.1).

Além disso, a Confissão também afirma que:

  • “Deus tem em si mesmo, e de si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo-suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência” (CFW 2. 2).

Compreendendo quem Deus é, nossa resposta deve ser adorá-lo. Devemos dedicar tempo para conhecê-lo melhor, cantar seus louvores e meditar sobre sua grandeza. Devemos orar, reconhecendo nossa dependência dele, e ler sua palavra com alegria todos os dias. Aos domingos, adoramos com outros crentes na igreja, em comunhão e louvor.

Nosso propósito é glorificar a Deus em cada pensamento, palavra e ação, pois fomos criados para isso. Como diz o Salmo 29.2:

  • “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade”.

Os Padrões de Westminster nos lembram que a adoração é o nosso dever mais elevado. O Breve Catecismo de Westminster (doravante BCW) afirma que:

  • “O fim principal do homem é glorificar a Deus, e alegrar-se nele para sempre” (BCW Pergunta 1).

E ainda nos ensina que:

  • “Deus criou o homem, macho e fêmea, conforme a sua própria imagem, em conhecimento, retidão e santidade, com domínio sobre as criaturas” (BCW Pergunta 10).

Além disso, a CFW nos ensina que:

  • “Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e suas perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões, é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro galardoador dos que o buscam, e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo pecado; de modo algum terá por inocente o culpado” (CFW 2.1).

Conclusão.

Deus é o Criador soberano e perfeito, revelado nas Escrituras como um ser espiritual, eterno, onisciente, onipotente e onipresente. Ele não depende de nada e cumpre perfeitamente sua vontade. Nossa resposta a essa revelação é adorá-lo, reconhecendo sua grandeza e dedicando nossas vidas para honrar e glorificar seu nome. Fomos criados para viver em comunhão com Deus, glorificando-o em tudo o que pensamos, falamos e fazemos. Assim, a vida cristã é marcada pela adoração, devoção e alegria em conhecer e obedecer ao Senhor, conforme ensinado nas Escrituras e reafirmado pelos Padrões de Westminster.

Perguntas para estudo.

1. O que a criação revela sobre o caráter de Deus, segundo o texto?

2. Qual é o papel da Bíblia em nos ensinar sobre Deus e suas obras?

3. O que João 5.39 nos ensina sobre a relação entre as Escrituras e Jesus?

4. Como a Bíblia descreve a diferença fundamental entre Deus e os seres humanos?

5. De acordo com o Salmo 139, como o salmista expressa a onipresença e a onisciência de Deus?

6. Qual é a importância da imutabilidade e autossuficiência de Deus, conforme explicado no texto?

7. O que a Confissão de Fé de Westminster diz sobre a natureza de Deus em termos de sua liberdade e soberania?

8. Como os Padrões de Westminster descrevem o propósito principal da vida humana?

9. Qual é a resposta apropriada que devemos ter ao conhecimento de Deus, segundo o texto?

10. Como a Confissão de Fé de Westminster apresenta o equilíbrio entre a misericórdia e a justiça de Deus?


Acompanhe as postagens dessa série aqui.


Noções Básicas da Bíblia – Lição 2: O que é verdade sobre Deus? © 2024 pelo Instituto Genebra de Estudos Reformados está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um comentário em “Noções Básicas da Bíblia – Lição 02

Adicione o seu

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑