Tempo de leitura: 02 minutos.
Semana 36: A razão não é o poder supremo.
Por John D. Barry
Leituras bíblicas: Números 27.1-23; 1Coríntios 10.1-22; Salmo 22.14-31.
A razão é um presente de Deus, mas isso não a torna um substituto para buscar a vontade de Deus por meio da oração.
Moisés parece ter sido um homem inteligente. Ele descobriu como fugir do Egito após matar um egípcio, como sobreviver no deserto e como retornar sem ser punido. Além disso, ele transformou homens sem treinamento militar em soldados e os ensinou a fabricar o armamento necessário para vencer inúmeras batalhas. No entanto, Moisés não confiava apenas em suas habilidades; ele confiava em buscar a vontade de Deus e esperar por sua orientação.
Moisés confiava tanto na vontade de Deus que estou convencido de que as ações que parecem decorrer de sua grande inteligência e razão – como sua capacidade de escapar e retornar ao Egito, além de treinar pessoas para o combate – foram baseadas na orientação direta de Deus.
Vemos Moisés buscar a orientação de Deus em questões que ele poderia ter resolvido apenas com a razão. Em Números 27, quando Moisés é questionado se uma família deveria receber uma herança de terra (na terra prometida) mesmo que o pai tivesse morrido sem deixar um filho herdeiro, ele poderia ter simplesmente respondido: “Claro; Deus é gracioso. Ele não punirá toda a sua família para sempre pelos pecados do pai”. (Essa foi a razão pela qual eles não receberam a terra automaticamente). Sua simples lógica de que “Deus é bom” provavelmente seria suficiente para responder a essa questão. No entanto, Moisés busca a orientação de Deus – e essa é a resposta correta.
Nossa cultura enfatiza excessivamente a razão. Muitas vezes, as pessoas mais hábeis em raciocínio são promovidas – em nossos locais de trabalho, igrejas e governo – tornando fácil ver a razão como o poder supremo. No entanto, devemos buscar a Deus em todas as coisas. Sua orientação é sempre necessária. Embora ele nos tenha dado nossas mentes, ele também nos deu o Espírito; e enquanto a mente pode falhar, o Espírito, se verdadeiramente buscado, ouvido e aguardado, jamais falhará.
Reflexão.
1. Em quais situações da sua vida você tem confiado mais na razão humana do que na orientação divina? Como você pode buscar a vontade de Deus de forma mais intencional?
2. Moisés buscava a orientação de Deus até mesmo em questões que poderiam parecer simples de resolver pela razão. Como isso desafia a forma como você toma decisões diárias?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 36: A razão não é o poder supremo está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

