Devocional 2024 – Semana 32

Tempo de leitura: 02 minutos.

Semana 32: Uma derrota misericordiosa.

Por Rebecca Van Noord.

Leituras bíblicas: Números 22.1-41; 1Coríntios 5.1-6.11; Salmo 19.1-14.

Às vezes, preferimos não ser ensináveis. Quando se trata de aceitar conselhos de pessoas na minha comunidade da igreja, é mais fácil manter uma distância emocional do que ouvir. Se eu ignorar levemente o pecado deles, talvez eles ignorem levemente o meu. Se guardarmos nossos problemas para nós mesmos, podemos manter um certo entendimento. Esse tipo de tolerância tem resultados mortais.

O pecado e o orgulho desenfreados não ferem apenas quem está pecando – suas ondas afetam a todos (1Co 5.6). É por isso que Paulo assume uma posição tão forte contra isso em 1Co 5.1-13. Em Corinto, os crentes estavam usando sua liberdade para cometer todos os tipos de pecados sórdidos. E em vez de ficarem quebrantados por causa de seus pecados, eles estavam cheios de orgulho – estavam se gabando de sua liberdade.

Paulo sabia que precisava fazer algo drástico para romper com esses padrões de pensamento. Sua declaração é surpreendente para aqueles que praticam a tolerância ao pecado: “Decidi entregar tal pessoa a Satanás para destruição da carne, a fim de que seu espírito seja salvo no dia do Senhor” (1Co 5.5). Esse tipo de julgamento não é visto como lançar alguém nas profundezas do inferno; em vez disso, é expulsar alguém da comunidade cristã com o propósito de ajudá-lo a ver seu pecado pelo que ele é. Para Paulo, o reino de Satanás era tudo fora de Cristo; portanto, tudo fora da Igreja era o reino de Satanás.

Não somos chamados para julgar pessoas que não têm pretensão de seguir Jesus. Em vez disso, somos chamados para responsabilizar aqueles que, como nós, acreditam nas boas novas (1Co 5.11). Dentro dos limites da autêntica comunidade e confiança cristã, precisamos estar prontos para chamar uns aos outros quando o pecado e o orgulho se infiltrarem – e precisamos fazer isso com amorosa intolerância.

Reflexão.

1. Em quais situações você tem dificuldade de ser ensinável e aceitar conselhos da sua comunidade cristã?

2. Você já evitou confrontar um pecado em outra pessoa por medo de que ela confrontasse o seu? Como isso impactou sua vida espiritual?

3. Como o pecado e o orgulho de um membro da comunidade cristã podem afetar a todos, conforme 1Co 5.6? Você já testemunhou isso em sua própria igreja?

4. O que você acha da medida drástica que Paulo sugere em 1Co 5.5 para combater o pecado na comunidade cristã? Como podemos aplicar esse princípio hoje com amor e sabedoria?

5. Como você pode contribuir para criar uma cultura de responsabilidade mútua e amorosa intolerância ao pecado dentro da sua comunidade cristã?


Bibliografia.

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 32: Uma derrota misericordiosa está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2024 por Instituto Genebra de Estudos Reformados

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑