Devocional 2024 – Semana 30

Tempo de leitura: 02 minutos.

Semana 30: Deixando o mal queimar.

Por John D. Barry.

Leituras bíblias: Números 19.1-20.13; 1Coríntios 2.1-16; Salmo 18.13-30.

“Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é uma prescrição da lei que o Senhor ordenou, dizendo: Dize aos filhos de Israel que vos tragam uma novilha vermelha, perfeita sem defeito, que não tenha ainda levado jugo. Entregá-la-eis a Eleazar, o sacerdote; este a tirará para fora do arraial, e será imolada diante dele. Eleazar, o sacerdote, tomará do sangue com o dedo e dele aspergirá para a frente da tenda da congregação sete vezes” (Nm 19.1-4).

Essa passagem é tão estranha e horripilante que é claramente simbólica. A novilha representa o sacrifício perfeito e imaculado, que cuida de algumas (não todas) das purificações associadas às coisas que Deus considerou impuras com o propósito de ensinar obediência ao seu povo, bem como de alguns dos resultados do pecado (Nm 19.9).

Além disso, a novilha é queimada porque precisa ser transformada em cinzas. Essa bela criatura se torna cinzas. Esse é o custo de uma vida impura: o que é bom se torna inútil. A única maneira de purgar as impurezas é queimá-las. Então, o que foi purificado pelo fogo (e depois pela água) pode ser usado (Nm 19.9-10). A passagem continua descrevendo vários usos associados a essa prática (por exemplo, Nm 19.11-13).

Todas as nossas vidas incluem coisas que vão contra a vontade de Deus, e essas coisas devem ser queimadas. Devemos deixar o Espírito trabalhar em nós para nos capacitar a removê-las. E há boas notícias para isso: Jesus já fez a grande obra de vencer o pecado no mundo. Não há mais necessidade da novilha vermelha porque o sacrifício de Jesus (sua morte) pagou por nossos pecados. Ele não era o símbolo do sacrifício, como a novilha; ele era o próprio sacrifício.

Deus nos chama para a grande corrida em direção a ele – por ele – em honra ao que Cristo fez entre nós. Então, vamos deixar o mal queimar.

Reflexão.

1. Como a simbologia da novilha vermelha no Antigo Testamento se relaciona com o sacrifício de Jesus no Novo Testamento?

2. Quais “impurezas” em sua vida você precisa permitir que o Espírito Santo “queime” para viver em obediência a Deus?


Bibliografia.

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 30: Deixando o mal queimar© 2024 by Instituto Genebra de Estudos Reformados is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑