Pergunta 9: Que é a obra da criação?
Resposta: A obra da criação é Deus fazendo todas as coisas do nada, pela Palavra do Seu poder [1], no espaço de seis dias, e todas muito boas [2].
PROVAS BÍBLICAS.
[1] Gênesis 1:1; Salmos 33:6, 9; Hebreus 11:3.
[2] Gênesis 1:31.
Comentário.
Após os seus decretos, Deus iniciou a criação do mundo em que vivemos. A partir deste fato, aprendemos vários aspectos sobre a obra da criação. Em primeiro lugar, Deus criou do nada (ex nihilo), pela palavra do seu poder (por decreto divino). Quando o homem tenta criar qualquer coisa, ele sempre começa com material existente, pois do nada, nada surge (ex nihilo nihil fit). Mas para Deus, isso não é assim. ele é a única Causa Primeira, capaz de trazer algo à existência quando nada existia.
Em segundo lugar, aprendemos que Deus criou todas as coisas em seis dias (Gn 1; Êx 20.11). Isto refuta imediatamente a teoria da evolução, que afirma que o mundo existe há bilhões de anos e que formas de vida superiores evoluíram a partir de formas de vida inferiores ao longo de milhões de anos. A Escritura nos ensina que as formas de vida foram criadas totalmente desenvolvidas e de acordo com a sua espécie (Gn 1.11, 21). Isso permite variações dentro de cada espécie (por exemplo, diferentes tipos de cães), mas não permite que uma espécie se transforme em outra, como ensinado pelo evolucionismo.
Terceiro, quando o mundo foi criado, ele era muito bom. Isto contradiz novamente a noção evolucionista de que o mundo nunca foi perfeito, mas sempre em evolução. A Escritura nos ensina que, antes da queda do homem, o mundo era perfeito porque Deus o criou assim. Desde a queda do homem, como consequência do pecado, o mundo tem se deteriorado em vez de melhorar. Isso pode ser visto no número de animais extintos, na redução da esperança de vida humana (em comparação com a longevidade antes e imediatamente após o dilúvio), bem como na deterioração ambiental que o mundo tem experimentado, como a crise do aquecimento global.
Perguntas para reflexão.
1. O que significa a expressão “ex nihilo” e como ela se aplica à criação conforme descrita no texto?
2. Como a narrativa bíblica da criação em seis dias refuta a teoria da evolução, segundo o texto?
3. De acordo com o texto, quais são as implicações da criação de formas de vida “totalmente desenvolvidas e de acordo com a sua espécie”?
4. Por que o texto afirma que o mundo era “muito bom” quando foi criado, e como isso contradiz a visão evolucionista?
5. Quais são as evidências mencionadas no texto que indicam a deterioração do mundo após a queda do homem?

Breve Catecismo de Westminster Comentado – Pergunta 09 está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0 © 2021, 2024, 2025 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.
[Nota do Editor: Artigo atualizado em junho de 2024. Publicado originalmente em 16 de Maio de 2021].
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário