Devocional 2024 – Semana 23


Semana 23: Jesus Cristo, o Superstar.

Por John D. Barry.

Leituras bíblicas: Números 10.1-36; João 17.1-26; Salmo 10.1-18.

O musical de Andrew Lloyd Webber, Jesus Christ Superstar, pode ser incorreto e até herético em sua representação da história, mas acertou em uma coisa: Jesus foi destinado a ser uma celebridade. Ele — e ninguém mais — é o Salvador, o Cristo, o Senhor.

Isso torna o movimento dos pastores famosos bastante preocupante. Não digo isso como um cínico, e não estou preocupado principalmente com a forma como esses líderes são comercializados (embora isso também possa ser alarmante); minha preocupação principal é com a maneira como são recebidos.

Certamente há pessoas em quem se pode confiar mais do que em outras, e a popularidade não é, de forma alguma, uma medida de confiabilidade. Concordar automaticamente com tudo o que um professor diz coloca o discípulo em uma posição desfavorável diante de Deus, que ele adora. Também coloca o professor numa posição semelhante à de um ídolo. Os verdadeiros seguidores de Cristo nunca desejariam tal glória para si mesmos.

No Evangelho de João, vemos Jesus sendo glorificado pelo Pai. Jesus foi obediente ao Pai até a morte, e é por isso que somente Ele é digno de nossa adoração. “Eu te glorifiquei na terra ao completar a obra que me confiaste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me ao teu lado com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse” (Jo 17.4-5).

Os verdadeiros mestres do evangelho desejam compromisso – não com eles mesmos, mas com Cristo e sua causa. Jesus orou: “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que tu me enviaste. Eu lhes dei a conhecer o teu nome e continuarei a fazê-lo, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja” (Jo 17.26).

Reflexão.

1. Como podemos garantir que a nossa admiração por líderes religiosos não se transforme em idolatria, desviando nosso foco da adoração exclusiva a Jesus Cristo?

2. De que maneiras podemos refletir o compromisso de Jesus com a obra do Pai em nossas próprias vidas, buscando glorificar a Deus em todas as nossas ações?


Bibliografia.

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 23: Jesus Cristo, o Superstar © 2024 by Instituto Genebra de Estudos Reformados is licensed under CC BY-NC-ND 4.0 

“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑