Semana 21: Profundo e Confuso.
Por John D. Barry.
Leituras bíblicas: Números 8-9; João 16.5-33; Salmo 9.8–20.
A provisão de Deus em nossas vidas muitas vezes é difícil de perceber. Há momentos em que seguimos seus mandamentos e conseguimos ver claramente sua obra. Esses momentos são profundos para o crente, mas podem ser confusos para o incrédulo.
Os antigos praticavam a lembrança desses eventos. Eles construíam memoriais (geralmente uma pilha de pedras) nos locais onde Deus havia se revelado a eles, como quando ele lhes oferecia uma aliança ou algum tipo de revelação. Eles também tinham feriados recorrentes para lembrar a providência de Deus em suas vidas. Essas tradições estão quase perdidas para nós. A Páscoa e o Natal têm esse propósito, mas passaram a representar algo completamente diferente: coelhos e ovos, ou um homem com um terno vermelho. O sincretismo se infiltra silenciosamente em nossas vidas, mesmo que gostemos de acreditar que nunca deixaríamos isso acontecer.
Em Nm 9.1-14, vemos a ordem de Deus para que seu povo celebrasse o dia em que ele salvou todos os primogênitos de Israel, enquanto punia o Egito. O evento da Páscoa foi profundo para os israelitas, mas confundiu aqueles que sofreram o castigo: os egípcios. Yahweh queria que seu povo se lembrasse de como é acreditar e que ele se levantaria contra aqueles que oprimem seu povo. Todos os mandamentos sobre a Páscoa ocorrem pouco antes de Yahweh visitá-los novamente (Nm 9.15-23). Yahweh pretendia habitar entre eles.
Nós, como crentes, somos chamados a conhecer a sabedoria de Yahweh: ele enviou Cristo para ser crucificado por nós e, como resultado, podemos ter novas vidas no Espírito (1Co 2.6-16). Este evento deve ser lembrado continuamente pelos cristãos, e devemos viver uma vida que honre a obra de Deus por meio de Cristo. Em vez de sincronizarmos nossas vidas com os calendários e objetivos daqueles que nos rodeiam, devemos mostrar a profundidade da mensagem de Cristo. Devemos deixar claro que sua obra é confusa – até que você acredite.
Reflexão.
1. Como podemos comunicar a mensagem de Cristo de maneira clara e impactante no dia a dia?
2. Quais são as evidências da provisão de Deus em nossa vida e como podemos compartilhar essas experiências com os outros?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 21: Profundo e Confuso © 2024 by Instituto Genebra de Estudos Reformados is licensed under CC BY-NC-ND 4.0
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário