Semana 13: O poder e a glória.
Por Rebecca Van Noord.
Leituras bíblicas: Números 1.47-2.34; João 11.28-57; Salmo 2.1-12.
Na nossa vida diária, reconhecemos o poder de Deus e incentivamos outros a acreditar nele. No entanto, às vezes, é necessário enfrentar provações para percebermos a profundidade e a realidade da nossa fé.
Os discípulos mal compreendem quando Jesus fala sobre sua morte e ressurreição (João 11.11-12). Então ele demonstra seu poder através de uma provação e um milagre — a morte e ressurreição de Lázaro. Antes de Jesus ressuscitar Lázaro, Maria e Marta expressam: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11.21, 32). Embora seja uma confissão de fé, revela a visão limitada que tinham do poder de Jesus. A multidão ecoa os sentimentos de Maria e Marta: “Não era este homem que abriu os olhos do cego capaz de evitar que Lázaro morresse?” (João 11.37). No entanto, não percebem que Jesus planejou este momento para dar-lhes a oportunidade de crer. (É claro que Jesus poderia ter vindo antes; ele optou por não fazê-lo para usá-lo como exemplo.)
Jesus usa esse milagre para desafiá-los e incentivá-los, mostrando-lhes que ele é a fonte da vida. A pergunta que ele faz a Marta é uma que todos devemos ponderar: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11.25–26).
Reflexão.
1. Como podemos aprender com a limitada compreensão dos discípulos sobre o poder de Jesus em nossa própria vida espiritual?
2. Como podemos confiar no poder de Deus para trazer vida e renovação, mesmo diante de desafios e provações?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 14: O Poder e a Glória © 2024 de Instituto Genebra de Estudos Reformados está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário