Semana 09: A vingança não é doce.
Por John D. Barry.
Leituras Bíblicas: Gênesis 42.29-43.34, Hebreus 5.11-7.28, Eclesiastes 10.10-20.
É comum encontrar satisfação na justiça vigilante, na ironia de alguém recebendo “o que merece”, ou na sensação de que o “carma” está agindo. Esses coloquialismos refletem nossa fascinação pela justiça. José compartilha dessa paixão; ele tramou contra os irmãos que o venderam como escravo. No início de Gênesis 43, os irmãos de José retornam ao Egito para pedir comida, sem saber que ele é o seu irmão mais novo. José espera que seu irmão caçula, Benjamim, se una a eles. No entanto, suas intenções não são reveladas.
Quando Benjamim e os outros irmãos chegam, José é movido pela empatia ou segue seu plano original de se revelar diante deles (Gn 43.16, 29). Ele os auxilia financeiramente, indicando que ainda se preocupa com eles (Gn 44). Contudo, parece que José ainda não os perdoou, pois mais esquemas surgem em Gênesis 44.
O pensamento de outras pessoas experimentando a mesma dor que causaram pode despertar remorso em nós. No entanto, estamos conscientes de nossa escolha; podemos optar por resistir aos nossos instintos. Reconhecer que a melhor resposta muitas vezes é não retaliar pode ser fácil para alguns, mas para outros — especialmente aqueles profundamente feridos —, abandonar o desejo de vingança exigirá força espiritual, oração e autocontrole.
Reflexão.
1. Quais são as situações ou pessoas que despertam em você sentimentos de desejo por justiça ou vingança no momento?
2. De que maneiras você pode trabalhar para superar esses sentimentos de desejo por retaliação e cultivar uma abordagem mais compassiva e amorosa?
3. Como você pode confiar em Deus e entregar essas situações ou pessoas a ele, confiando que ele é o verdadeiro juiz e pode lidar com elas de maneira justa e misericordiosa?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 09: A vingança não é doce © 2024 de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário