Semana 06: Favores indevidos.
Por Rebecca Van Noord.
Leituras bíblicas: Gênesis 38-39; Mateus 27.32-28.20; Eclesiastes 9.7-10.
O texto de Gênesis 38 irrompe no clímax da narrativa de José com outro conto intrigante: Judá e Tamar. A mudança de protagonista por si só já surpreende, mas o próprio enredo nos impacta profundamente. Temos pouco tempo para digerir as peculiares práticas culturais do antigo Oriente Próximo, que envolvem prostituição, engano e a morte repentina daqueles que desagradam a Deus, antes de retornarmos às tribulações de José no Egito.
A narrativa se torna ainda mais complexa, pois aparentemente falta um herói. Judá utiliza Tamar, seguindo os passos de seus filhos – embora ao menos reconheça suas ações. Por outro lado, Tamar emprega sua astúcia e arrisca a própria vida para assegurar um futuro para si, mas o faz por meios deploráveis.
Embora tenham sido feitas tentativas para justificar os personagens e fornecer uma perspectiva mais equilibrada, a história permanece sem um desfecho definitivo. Os personagens enfrentam circunstâncias terríveis em um contexto cultural singular, quase ininteligível para leitores contemporâneos. No entanto, não é necessário um estudo aprofundado de culturas antigas do Oriente Próximo para perceber que eles são falíveis, explorando outros para satisfazerem seus próprios interesses. Não precisamos de uma lição de história para nos identificarmos com eles; uma análise sincera de nós mesmos revela nossos próprios pecados – habilmente ocultos, mas ainda assim presentes.
Então, por que essa história está na Bíblia? Por que esse conto de desgraça? Surpreendentemente, há um herói. Ao lermos, descobrimos que Deus utiliza até mesmo pessoas imperfeitas para redenção, não para exploração. Perez, filho de Judá e Tamar, faz parte de uma extensa genealogia que culminará no nascimento de Cristo. Através de personagens improváveis, como Judá e Tamar, Deus traçou um caminho para a redenção que transcende o peso do pecado.
Assim como esses personagens, somos destinatários improváveis do favor divino.
Reflexão.
- Como você pode expressar gratidão pela fidelidade de Deus em sua vida?
Bibliografia.
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 06: Favores indevidos © 2024 de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário