Semana 43: Mentiroso ou Senhor?
Por Rebecca Van Noord.
Leituras bíblicas: Êxodo 28.1-29.46; João 5.16-30; Cântico dos cânticos 4.1-3.
Quando Jesus fez uma defesa de sua cura no sábado, ele estava aumentando a aposta em vez de neutralizar a situação: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho” (Jo 5.17). Para os judeus, tal afirmação era uma blasfêmia. Jesus não apenas estava violando o sábado, mas também se equiparando ao Pai e, portanto, afirmando ser Deus. Ele estava apresentando ao povo uma escolha.
Jesus forneceu uma visão convincente de seu relacionamento com Deus. A autoridade de Jesus deriva de seu relacionamento com o Pai, que é de completa submissão. Na verdade, ele não pode fazer nada sozinho. Tudo o que o Pai faz, ele faz da mesma forma. Há total confiança e abertura – o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele está fazendo. Tanto o Pai como o Filho dão vida. Mas com autoridade, o Pai também deu julgamento ao Filho.
Jesus apresenta ao seu público um ultimato ao cumprir a vontade de Deus na terra: “Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entra em juízo” (Jo 5.23-24). Suas reivindicações exigem atos ousados – fé total ou rejeição total. Ele não é apenas um profeta enviado por Deus.
Reflexão
- Como você responde à afirmação de Jesus?
- Você está total e exclusivamente dedicado a segui-lo?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Semana 43: Mentiroso ou Senhor? © 2023 de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário