Devocional 2023 – Semana 42

Semana 42: A Vontade de Deus: é Confusa!

Por John D. Barry.

Leituras bíblicas: Êxodo 26-27; João 5.1-15; Cântico dos cânticos 3.6-11.

Às vezes é difícil entender o motivo pelo qual Deus faz o que faz ou por que ele nos pede para fazer certas coisas. Deus chega ao ponto de listar materiais e cálculos precisos em Êxodo 26 para o tabernáculo – o templo portátil que o povo hebreu construiu para Deus no deserto. Você pode imaginar a conversa:

Nadabe diz: “Arão, tudo bem se eu usar couro nesta cortina?”

Arão responde: “Não, você conhece as regras. Se Deus ordena, você tem que fazê-lo. Não quero outro incidente com o bezerro de ouro. Cometi esse erro uma vez; Não vou conseguir duas vezes”.

“Mas há mais couro”, diz Nadabe

“Não vou mais ter essa discussão”, Arão diz severamente. “Vamos apenas fazer o trabalho”.

Arão, nesta cena fictícia, está frustrado com razão porque Deus sabe o que é melhor. A maioria de nós sabe a resposta antes de perguntar a Deus: “Por quê?” Mas nós perguntamos a ele de qualquer maneira. A vontade de Deus pode ser confusa, e é por esta razão que discerni-la requer muita oração e dedicação a um relacionamento contínuo com ele. Tentar compreender a vontade de Deus sem esse relacionamento próximo não pode ser prejudicial apenas para nós, mas também para os outros. Vemos isso no incidente do bezerro de ouro mais tarde na narrativa do êxodo (Êxodo 32).

E não é esse o caso com frequência? Deus sabe o que precisamos antes de nós; simplesmente nem sempre percebemos que ele já deu instruções.

Reflexão

  • Deus já deu instruções para a sua situação atual que você talvez ainda não tenha percebido?

Bibliografia

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.



Devocional 2023 – Semana 42: A Vontade de Deus: é Confusa! de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑