Os 5 Solas da Reforma (“sola” significa “somente”) são cinco princípios fundamentais para a doutrina da salvação que muitos ramos do protestantismo, incluindo os ramos luteranos e reformado, ainda ensinam hoje.
- Sola Scriptura: ou Somente a Escritura, afirma que a Bíblia é a mais alta fonte de autoridade na vida de um cristão, o tribunal final de apelação (embora não a única autoridade: a própria Bíblia menciona autoridades governamentais e outras autoridades).
- Sola Fide: ou Somente a fé, afirma que a justificação – ser justificado diante de Deus – vem somente por meio da fé em Jesus.
- Sola Gratia: ou Somente a graça, diz que os pecadores são salvos como um dom imerecido da graça de Deus, “não como resultado de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).
- Solus Christus: ou Somente Cristo, enfatiza a exclusividade do papel de Jesus na salvação: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).
- Soli Deo Gloria: ou Somente para a glória de Deus”, diz que o propósito da criação, da salvação e de tudo – incluindo o nosso objetivo como cristãos – é a glória de Deus, “para que Deus seja tudo em todos” (1Co 15.28).

O que são os 5 Solas da Reforma? está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0, © 2023, 2025 por Instituto Genebra de Estudos Reformados.
[Nota do Editor: Artigo atualizado em setembro de 2025. Publicado originalmente em 14 de Outubro de 2023].
“Pela palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9).
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário