Semana 41: Saudade do Ideal.
Leituras bíblicas: Êxodo 24.1-25.40; João 4.43-54; Cântico dos cânticos 3.3-5.
Muitas vezes ficamos confusos com o conteúdo de Cântico dos cânticos. Mas este livro está na Bíblia. Embora possamos tropeçar nas imagens (comparar uma mulher a uma égua dificilmente cairia bem no mundo moderno), não podemos deixar de ficar fascinados pelo idealismo e pelo relacionamento terno e muito atrevido do casal alegre.
“’Você viu aquele a quem meu coração ama?’ (…) Encontrei aquele a quem meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir” (Ct 3.3-4).
O relacionamento deles apela ao que é puro e ideal – uma imagem daquilo que Deus criou para ser o casamento. Os amantes deleitam-se fisicamente e cortejam-se com palavras afetuosas. Poderíamos ignorar este poema como qualquer outra poesia e literatura romântica – ideal, mas dificilmente plausível em nosso mundo, que teria o prazer sobreposto ao amor. Desconstruímos ainda mais a pureza de Cântico dos cânticos com base na realidade que vivenciamos (ou pelo menos conhecemos): a luxúria, o abuso sexual e os relacionamentos promíscuos que são desenfreados em nosso mundo.
Apesar das hesitações, não devemos ignorar o fato de que este livro está incluído no cânon bíblico. O Cântico dos cânticos nos mostram que fomos criados para uma vida diferente – para um ideal. Fomos feitos por um Deus que é perfeito e destinados a que vivamos abundantemente. Essa compreensão nos torna gratos por vivermos na graça que Cristo comprou. E, por meio do Espírito Santo, podemos mortificar os pecados que nos cercam. Pode ajudar-nos a aguardar um tempo em que tudo o que é pervertido será julgado e em que nós mesmos seremos aperfeiçoados e purificados de toda a impureza.
Reflexão
- Como o relacionamento retratado em Cântico dos Cânticos ajuda você a entender o que Deus pretendia para a humanidade?
- Como isso o leva ao sacrifício de Cristo?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 41: Saudade do Ideal de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário