Devocional 2023 – Semana 37

Semana 37: Estudante ou Estudioso?

Por Rebecca Van Noord.

Leituras bíblicas: Êxodo 14.1-15.27; João 3.1-21; Cântico dos cânticos 2.4-7

Às vezes nos aproximamos de Deus com curiosidade, mas não com espírito de humildade. Gostamos de participar em discussões religiosas, mas é difícil para nós estabelecer a ligação entre interpretação e aplicação. Temos certas expectativas sobre quem Deus deveria ser para nós, mas não pensamos em como deveríamos alinhar nossas vidas para com ele.

Nicodemos — um fariseu, líder de seus companheiros judeus e professor de Israel — queria respostas de Jesus. Ele disse a Jesus: “sabemos que você é um Mestre que veio de Deus, pois ninguém é capaz de realizar estes sinais que você está realizando, se Deus não estiver com ele” (Jo 3.2). Jesus era um Messias, como Moisés ou Davi, que restauraria Israel?

O estudioso rapidamente se tornou um estudante. Por meio de suas respostas, Jesus mostrou a Nicodemos que ele não estava em condições de questioná-lo. Pelo contrário: Nicodemos precisava ser desafiado e transformado. Ele era um professor de Israel, mas não entendia realmente os ensinamentos de Jesus; suas perguntas mostraram que ele hesitava até mesmo em acreditar Cristo, apesar de todos os sinais.

Por vezes, agimos como Nicodemos, aproximando-nos de Deus com expectativas desiguais. Jesus mostrou a Nicodemos que ele precisava receber a obra transformadora do Espírito Santo. Para ver o reino de Deus e entrar nele, precisamos fazer o mesmo.

Reflexão

  • Você é ensinável?
  • Você se aproxima de Deus pronto para aprender e aplicar suas palavras?

Bibliografia

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.



Devocional 2023 – Semana 37: Estudante ou Estudioso? de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑