Semana 33: O problema com o poder.
Por John D. Barry.
Leituras bíblicas: Êxodo 4-6; João 1.19-34; Cantares de Salomão 1.5-7.
Agarrar-se ao poder é um dos pecados mais fáceis de cair. A princípio, parece ambição, depois parece sucesso, e, então, rapidamente se torna sobre seu sucesso e seu poder. Isso pode custar caro – não apenas para você, mas para todas as pessoas que você magoou no processo. Se algo for feito com o objetivo de conquistar poder, não vale a pena alcançá-lo. E não deixe que a palavra “influência” engane você; é apenas sinônimo do mesmo desejo vazio.
João Batista é um exemplo de ambição; ele é alimentado pela paixão, mas constantemente controlado pelo chamado de Deus. Ele é firme em suas palavras, confiante no que deve fazer, mas humilde em sua compreensão de seu relacionamento com Deus. Ele não está nisso por si mesmo, mas por Jesus. Quando perguntado: “Quem é você?” (uma pergunta importante, já que muitos acreditavam que ele era o Messias que o povo esperava), ele respondeu: “Eu não sou o Cristo!” (Jo 1.19-20). Quando ainda questionado: “Então quem é você? Você é Elias?” (o profeta supremo além do Messias), ele diz: “Não!” (Jo 1.21). Quando questionado novamente sobre sua identidade, ele finalmente responde: “Eu sou a ‘voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’ ‘, assim como disse o profeta Isaías” (Jo 1.23).
João afirmou sua identidade como profeta, mas não assumiu nada. Ele nem assumiu o que acabou sendo a verdade: que ele era um tipo de Elias, como Jesus diria mais tarde (Mt 17.12-13). Quando teve a oportunidade de alcançar o poder, de ser conhecido como o Messias, João disse não. Ele não reivindicaria autoridade que não tivesse sido dada a ele.
E é aqui que a afirmação pode ser uma coisa assustadora. Só porque outras pessoas pensam que você é especial não significa que você deva concordar com o que dizem sobre você. Fazer isso é perigoso. A humildade de João Batista prepara o terreno para Jesus, e ele acaba recebendo um dos maiores presentes de todos: a chance de batizar Jesus.
A estrada entre a afirmação do chamado de Deus e a busca pelo poder é estreita e pedregosa. Mas quando você estiver no caminho certo, sentirá isso em seus ossos, e o Espírito de Deus o confirmará.
Reflexão
- Como você está se agarrando ao poder?
- Como a ambição está prejudicando o alinhamento de sua vocação?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 33: O problema com o poder de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário