Devocional 2023 – Semana 32

Semana 32: As ideias de Deus: mais do que boas.

Por John D. Barry.

Leituras bíblicas: Êx 1-3; Jo 1.1-18; Ct 1.1-4.

É emocionante ver as ideias tomarem forma e depois se tornarem realidade. Ainda mais emocionante, porém, é quando as ideias de Deus tomam forma. A Bíblia nos mostra esses eventos repetidamente. Como leitor, temos vislumbres do que Deus realmente está fazendo – eventos dos quais os personagens não estão cientes. Temos uma dica o tempo todo de que Deus está tramando algo inesperado e que ele fará o bem com o mal que está acontecendo.

A história de Moisés é assim. O povo de Deus é terrivelmente oprimido, mas numeroso (Êx 1). E todos nós sabemos que há poder nos números. Quando o bebê Moisés chega, estamos prontos para algo incrível acontecer. Será a partir desse momento despretensioso que Deus fará o mínimo que se espera (Êx 2.1-10): ele ajudará os que estão por baixo do poder. Nossa suspeita é confirmada quando Moisés está disposto a matar por justiça (Êx 2.11-12). Moisés foge e então Deus ouve as queixas de Israel sobre a dor que estão sofrendo (Êx 2.23-25). Deus responde ao clamor chamando Moisés (Êx 3.1-22). Moisés está hesitante porque não consegue falar bem, mas Deus irá (como pensávamos) usar essa reviravolta inesperada (Êx 4.10-17).

Como a história de Moisés, vemos por trás do véu no início do Evangelho de João: “No princípio era o Verbo… E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória… Porque a lei foi dada por meio de Moisés ; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1.1,14,17). Deus deu a Moisés sua lei e deu a ele a oportunidade de guiar seu povo da opressão para o deserto e quase para a liberdade. Mas ele deu graça e verdade a Jesus.

E essa é a mensagem dos testamentos: do clamor à liberdade para Deus em um homem guiando homens. Nosso amor por Deus deve ser tão grande – e muito maior – do que o amor demonstrado pelo coro de pessoas em Cantares de Salomão. Devemos dizer sobre o nosso Deus como eles dizem sobre as pessoas: “Regozijemo-nos e regozijemo-nos em ti; vamos exaltar o seu amor mais do que o vinho. Com razão, eles amam você!” (Ct 1.4).

Somos chamados a ver a obra de Deus em nossa vida cotidiana. Devemos reconhecer sua história. Ele está envolvido. E nós estamos?

Reflexão

  • Você está adorando a Deus com todo o seu ser – vendo suas obras em sua vida diária?

Bibliografia

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.



Devocional 2023 – Semana 32: As ideias de Deus: mais do que boas de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑