Semana 29: O Novo Acordo.
Por John D. Barry.
Leituras bíblicas: Gênesis 45-46; Hebreus 10; Eclesiastes 11.5-10.
“Eu prometo a você, eu prometo a mim mesmo, um novo acordo para o povo americano.” Estas palavras foram proferidas pelo presidente Franklin D. Roosevelt em um discurso que revelou uma série de estratégias econômicas para acabar com a Grande Depressão.
Amamos a novidade porque ela contém esperança. O mesmo deve ser verdade quando olhamos para a nova aliança de Jesus. Embora possa não parecer tão novo quanto parecia há quase 2.000 anos – quando alterou a paisagem espiritual como o Novo Acordo forçou a vitalidade econômica na América – ainda mantém o mesmo poder hoje.
Essa aliança é mencionada pela primeira vez em Hebreus 8, e em Hebreus 10 vemos todas as suas implicações: “Pois com uma só oferta ele aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Hb 10.14, 18). Antes de Jesus, havia a necessidade de sacrifícios regulares pelos pecados, mas desde que Jesus se tornou o sacrifício final pelos nossos pecados, isso não é mais necessário.
Muitas vezes esqueço o quão radical é esse “novo acordo”. No meio de estar ocupado, sobrecarregado ou estressado, negligencio reconhecer o quanto Deus fez por mim. Mas todos os dias, eu vivo em sua graça. Todos os dias posso ser um com ele – sem me preocupar mais com minhas deficiências e pecados passados e futuros. E esse é um dia para agradecer.
Reflexão
- Você já agradeceu a Deus hoje pelo “novo acordo” que ele estabeleceu por meio da morte e ressurreição de Jesus?
- Quais são algumas maneiras pelas quais esse ato gracioso pode mudar ou aumentar suas interações com Deus?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 29: O Novo Acordo de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário