Devocional 2023 – Semana 27

Semana 27: A vingança não é doce.

Por John D. Barry.

Leituras bíblicas: Gn 42.29-43.34, Hb 5.11-7.28, Ec 10.10-20

É fácil deleitar-se com a justiça atuante, alegrar-se com a ironia de alguém recebendo “aquilo que ele merece” ou se sentir satisfeito quando o “carma ruim volta” para os outros. Os termos usados em torno do assunto por si só demonstram nossa paixão pela justiça. José se apresenta desse modo. Ele trama contra seus irmãos que o venderam como escravo. No início de Gn 43, os irmãos de José devem voltar ao Egito para pedir comida a ele – seu irmão mais novo, que eles não reconhecem. José espera que o mais novo, Benjamin, se junte a eles. O que José pretende fazer quando o fizer, não nos é dito.

Quando Benjamim e os outros irmãos chegam, José é movido ou pela empatia ou escolhe agir de acordo com seu plano original de se revelar na frente de todos os seus irmãos (Gn 43.16, 29). José até os ajuda financeiramente, sinalizando que de alguma forma ainda cuida deles (Gn 44). No entanto, parece que José ainda não os perdoou, porque em Gn 44 surgem mais esquemas maldosos.

O pensamento de outros sentindo o mesmo tipo de dor que eles infligiram em nós pode nos levar a sentir remorso. Mas estamos sempre cientes da escolha; podemos escolher lutar contra nossos instintos. Podemos reconhecer que, em vez de revidar, a melhor resposta é dar a outra face. Isso pode ser fácil para alguns, mas para outros — especialmente aqueles que foram profundamente feridos — abandonar o impulso de ferir exigirá força espiritual, oração e autocontrole.

Reflexão

  • Quem você atualmente deseja ver ferido?
  • Como você pode deixar esse sentimento ir?
  • Como Deus pode ajudá-lo a entregar a situação a ele?

Bibliografia

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.



Devocional 2023 – Semana 27: A vingança não é doce de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑