Semana 24: Favor indevido.
Leituras bíblicas: Gênesis 38-39; Mateus 27.32-28.20; Eclesiastes 9.7-10
Gênesis 38 interrompe o clímax da narrativa de José com outro conto: Judá e Tamar. A troca de protagonistas é bastante surpreendente, mas a história em si nos choca. Mal temos tempo para processar as estranhas práticas culturais do antigo Oriente Próximo, prostituição, engano e a morte repentina daqueles que desagradam a Deus antes de retornarmos às lutas de José no Egito.
A história é ainda mais confusa porque parece não ter um herói. Judá usa Tamar, como seus dois filhos fizeram – embora ele pelo menos reconheça suas ações. Tamar usa sua inteligência e arrisca sua vida para garantir um futuro para si mesma, mas o faz por meios deploráveis.
Tentativas foram feitas para justificar os personagens e colocar tudo em perspectiva, mas não há uma embalagem organizada. Os personagens desta história enfrentam circunstâncias terríveis e um contexto cultural único – quase impossível para os leitores modernos entenderem. Mas não precisamos de uma lição de estudos culturais do antigo Oriente Próximo para ver que eles são falíveis e que exploram os outros para seus próprios fins. E não precisamos de uma aula de história para nos identificarmos com eles. Um olhar honesto sobre nós mesmos revela nossos próprios pecados – sutilmente deploráveis e respeitosamente envolvidos.
Então, por que essa história está na Bíblia? Por que esse conto de aflição? Surpreendentemente, há um herói. Conforme lemos, vemos que Deus também usa as pessoas para redenção, não para exploração. Perez, filho de Judá e Tamar, é um em uma longa lista de nomes que levarão ao nascimento de Cristo. Por meio de personagens improváveis como Judá e Tamar, Deus preparou uma saída para o pecado que nos definiu.
Assim como esses personagens, somos improváveis destinatários de Seu favor.
Reflexão
- Como você pode ser grato pela fidelidade de Deus em sua vida?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 24: favor indevido de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário