Semana 23: Orgulho disfarçado.
Leituras Bíblicas: Gênesis 37; Mateus 26.57-27.31; Eclesiastes 9.1-6.
Às vezes, reconhecer nosso pecado pelo que ele é pode nos deixar profundamente envergonhados. Em Mateus, descobrimos que dois dos discípulos de Jesus experimentaram esse momento de remorso — Judas, depois de trair Jesus, e Pedro, quando negou Jesus. A partir de suas respostas, aprendemos como é o verdadeiro arrependimento.
Judas sente remorso ao perceber a enormidade de sua traição. Mas ele não passa do remorso ao arrependimento. Ele tenta absolver sua culpa devolvendo o pagamento que recebeu por trair Jesus – uma tentativa de comprar de volta sua inocência. E quando o “dinheiro de sangue” é recusado e ele não consegue eliminar a culpa, Judas se enforca (Mt 27.5).
Pedro, o discípulo com uma lealdade impulsiva e infantil a Jesus, nega seu Senhor quando questionado por uma mera criada. Quando Pedro se lembra da predição de Jesus, ele sai, “chorando amargamente”. No entanto, o Evangelho de João nos diz que Pedro glorificou a Deus em sua morte (Jo 21.15-19).
Quando o pecado é exposto, parar na percepção e no remorso é tentador. Deleitar-se com ódio e autoaversão pode parecer adequado – sentimos que infligir punição a nós mesmos de alguma forma absolverá nossa culpa. Mas isso é simplesmente outra forma de confiar em nós mesmos – é o orgulho disfarçado. Nós diminuímos o sacrifício que Cristo completou. Negamos a liberdade da culpa e da vergonha que Jesus comprou para nós com um sacrifício caro.
É somente quando chegamos ao fim de nossa autoconfiança e orgulho que podemos olhar para aquele que realmente carregou a culpa por nós.
Reflexão
- Como você está se apegando à culpa e à vergonha?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 23: Orgulho disfarçado de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário