Devocional 2023 – Semana 21

Semana 21: Poder, autoridade e seus resultados

Por Rebecca Van Noord

Leituras bíblicas: Gênesis 34.1-35.15; Mateus 25.14-26.13; Eclesiastes 8.1-9

“Pois há um tempo e um caminho para tudo, embora o problema do homem esteja pesado sobre ele. Pois ele não sabe o que há de ser, pois quem pode lhe dizer como será?” (Ec 8.6).

Todos nós lutamos com o futuro e com a vasta incerteza que ele cria em nossas mentes. Raramente é o presente que nos mantém acordados à noite; são nossas preocupações sobre o que acontecerá se o presente mudar para melhor ou para pior.

Mas, ao contrário de outros lugares da Bíblia em que nos dizem para não nos preocuparmos, as palavras de Ec 8.6 estão inseridas no contexto de um pedido para obedecer ao rei da terra. Isso não ocorre porque o rei é oferecido como uma solução para os problemas, embora ele possa potencialmente ajudar, mas porque, como muitas outras coisas, não há nada que possa ser feito a respeito dele. Por que se preocupar com aquilo que você não pode mudar?

Esta situação é equiparada à vida e à própria morte: “Ninguém tem poder para reter o espírito, nem dominar o caminho da morte” (Ec 8.8). O Pregador de Eclesiastes passa então a refletir a realidade cultural da época: “Não há dispensa da guerra, nem a maldade livrará aqueles que se entregam a ela”. Novamente, o que você pode mudar quanto a isso? Se o rei for corrupto, isso o destruirá, como destruirá os outros — é apenas uma questão de tempo. A maldade não tem poder para libertar; apenas o poder de destruir.

E isso é muito urgente para reflexão: o pecado é muitas vezes lançado como uma fuga das dores da vida e, às vezes, dos sentimentos de falta de sentido, mas na verdade destrói a vida. (Se ao menos esse raciocínio estivesse presente em nosso pensamento todas as vezes que fomos tentados).

O Pregador de Eclesiastes começa a encerrar seus pensamentos dizendo-nos: O poder das pessoas umas sobre as outras é doloroso (Ec 8.9). Aqui, em uma passagem sobre a necessidade de as pessoas serem governadas (provavelmente escrita por alguém no poder), vemos o autor admitir que o poder inflige dor ou, mais literalmente, “mal” ou “maldade”.

Essa realidade surpreendente forma outra percepção: em um mundo que deveria ter Deus como seu rei e governante – em um mundo onde esse poder só mudou depois que as pessoas pecaram e não foram mais permitidas na presença de seu criador – faz sentido que o pode se corromperia. Mas nos dizem: o que podemos fazer quanto a isso? A única coisa que podemos fazer é ser pessoas que escolhem seguir o bem – o bom Deus – e trabalhar para derrubar o mal e lutar contra a corrupção. Mas devemos, ao longo do caminho, perceber que a preocupação e a ansiedade apenas paralisam, não ajudam.

Reflexão

  • Sobre o que você precisa orar que é uma preocupação ou ansiedade sua?
  • De que forma você pode ser um agente de mudança no mundo, sem sucumbir às dores que isso pode trazer?

Bibliografia

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.



Devocional 2023 – Semana 21: Poder, autoridade e seus resultados de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑