Semana 20: Enquanto você espera
Leituras bíblicas: Gênesis 32-33; Mateus 24.29-25.13; Eclesiastes 7.22-29.
As instruções de Jesus a seus discípulos sobre seu retorno inspiraram muitos a prever incorretamente sua segunda vinda. Mas se lermos suas parábolas, veremos que elas não estão tão focadas no futuro. Jesus prepara os seus discípulos para a sua ausência, e para o fim dos tempos, porque quer que tenham esperança, esperando o seu regresso. Ele quer que eles estejam prontos e vigilantes. Mas quer que eles façam todas essas coisas estando totalmente engajados no presente, preparando seu reino.
A parábola de Jesus sobre os servos sábios e maus demonstra essa atitude. Enquanto o servo fiel e sábio cuida da casa do senhor durante sua ausência, o servo perverso usa o tempo levianamente: farreando e espancando seus companheiros de serviço. Quando o mestre retorna, o servo fiel é promovido por seu serviço e o servo mau é punido. A parábola pressiona os discípulos a usar seu tempo com sabedoria durante a ausência de Jesus, fazendo o trabalho para o qual foram chamados.
A mesma exortação vai para nós. Vamos agir como cristãos solitários — contentes em viver a vida desconectados do reino de Deus? Em vez disso, devemos estar cheios de esperança, expectativa e transbordar com as boas novas. Devemos estar dispostos a edificar aqueles que nos rodeiam e atrair aqueles que não têm esperança.
Tão fácil quanto esquecer o eterno em nossa vida cotidiana, podemos facilmente esquecer o que a obra de Deus significa agora para a eternidade. Estar ativamente engajado no presente significa espalhar as boas novas e estar envolvido em sua obra – usando nossos dons para nutrir Seu reino vindouro.
Reflexão
- Você está ocupado e ativo no reino de Deus agora?
- Se não, o que está impedindo você de se tornar assim?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 20: Enquanto você espera de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário