Semana19: A pergunta de um milhão de dólares
Por John D. Barry.
Leituras bíblicas: Gênesis 31, Mateus 23.37-4.28 , Eclesiastes 7.13-21.
“Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?” Esta é uma pergunta antiga, embora frequentemente feita como se fosse nova. O Pregador em Eclesiastes diz: “Há um justo que perece na sua justiça, e há um ímpio que prolonga a sua vida na sua maldade” (Ec 7.15).
As respostas para esta velha questão existem, a mais simples é que desde que as pessoas cederam à tentação no início, o caos causado por humanos e por espíritos malignos tomou conta. O tempo entre agora e quando Deus assumir o controle total do mundo novamente é apenas graça; o momento em que ele o faz é o fim de todo o mal, inclusive daqueles que não escolheram a Cristo como seu Salvador.
A única maneira de consertar o mundo é livrá-lo de todo o mal, mas o Pregador não oferece essa explicação dedutiva. Em vez disso, ele observa que a vida é uma série de atos de equilíbrio e usa uma hipérbole para defender seu ponto de vista (Ec 7.16-17).
O Pregador continua dizendo: “Pois aquele que teme a Deus sairá de ambos” – isto é, as más e boas experiências (Ec 7.18). A verdadeira resposta a essa velha questão é tão profunda quanto a original: aprenda a respeitar a Deus.
Nunca entenderemos verdadeiramente as complexidades do bem e do mal, ou as interações da luz e das trevas – assim como nunca entenderemos nosso universo em constante mudança – mas há consolo em saber que, no final, trata-se de respeitar a Deus. E o primeiro passo para fazer isso é ter um relacionamento com Cristo.
Reflexão
- De que maneiras você não está respeitando o papel de Deus em sua vida?
- Como você pode mudar isso?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana19: A pergunta de um milhão de dólares de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário