Semana 18: Abrindo mão do controle
Leituras bíblicas:Gênesis 30; Mateus 22.23-23.36; Eclesiastes 7.6-12
Nascemos empenhados em nossas próprias ambições. É da nossa natureza controlar e competir. E o orgulho — muitas vezes a fonte desse comportamento — percebe com atenção o orgulho dos outros. Muitas vezes, queremos apontar a falha dos igualmente orgulhosos e impor nossa própria vontade sobre eles, deixando de ver essas características em nós mesmos.
Em Gênesis 30, encontramos uma miríade de personagens empenhados em obter favores e ganhos egoístas – muitas vezes às custas e exasperação de outros. Raquel exige tolamente um filho de Jacó (Gn 30.1) e então – porque a dinâmica familiar não era complicada o suficiente – ela faz com que sua serva lhe dê um filho por meio de Jacó. Quando ela finalmente obtém um filho, ela não fica alegre – ela fica triunfante: “Com grandes lutas lutei com minha irmã e prevaleci” (Gn 30.8). Lia usa suborno e sua própria serva para chamar a atenção de seu marido negligente, enquanto Labão e Jacó continuam circulando, usando e manipulando um ao outro (Gn 30.16, 25-36).
Embora a batalha seja muitas vezes com o outro, em última análise, a batalha de vontades termina com Deus. Quando seguimos nosso próprio caminho com os outros, não pensamos naquele que conduz e dirige nossas vidas. Em Gênesis 30 , Deus é quem está no controle dos eventos. Somente quando ele “ouviu Lia” ou “lembrou” de Raquel é que eles tiveram filhos ( Gn 30.17, 22-23).
Nossas vontades estão realmente lutando contra a dele, não a deles. O Grande Mandamento em Mateus 22 apresenta outra abordagem e modo de operação: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Se primeiro nos submetermos a isso, o segundo será mais fácil: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Quando estamos bem com Deus e percebemos como ele é paciente com nossas fraquezas, podemos aprender a ser pacientes com os outros.
Reflexão
- Como você está lutando pelo controle de sua vida e das vidas dos outros?
- Como você pode tentar submeter sua própria vontade a Deus com humildade?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 18: Abrindo mão do controle de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário