Semana 17: Anime-se, Pregador.
Leituras bíblicas: Gênesis 28-29; Mateus 21.23-22.22; Eclesiastes 7.1-5
As coisas estão ficando sérias para o escritor de Eclesiastes (“o Pregador”), e às vezes confusas para nós, enquanto o acompanhamos pelo labirinto de seu discurso sobre o sentido da vida. A morte é melhor do que o nascimento, o luto é melhor do que a festa e a tristeza é melhor do que o riso? O que aconteceu com suas declarações anteriores de “coma e beba e encontre prazer em todo o trabalho” (Ec 5.18)?
O Pregador pode soar como se estivesse se contradizendo, mas a reviravolta em seu argumento pretende nos mostrar exatamente que tolice podemos estar adotando inadvertidamente. É fácil passar por cima desses versículos enquanto se pensa em termos de loucura comum ou pecados óbvios.
Mas a loucura pode até parecer uma rotina diária: metas, sucessos e nossas vidas felizes e gratificantes. Ela pode assumir a forma de qualquer coisa que toca a superfície da vida, mas nos impede de confrontar nossa maior necessidade e a realidade da eternidade.
Quando a vida é boa, somos tentados a ignorar nossa necessidade de Deus. Tudo está indo conforme o planejado e é fácil confiar em nós mesmos – não em Deus. Mas o Pregador quer que enfrentemos essa tentação. Pode levar a morte, ou momentos de extrema dor e tristeza, para nos ajudar a perceber a verdade. Somente quando vamos a um funeral ou perdemos um membro da família é que o verniz começa a trincar; então, temos um vislumbre da turbulência borbulhando sob a superfície. Somente quando estivermos convencidos de nossa grande necessidade é que poderemos admitir que realmente precisamos de um Salvador.
Reflexão
- Seus sucessos e conquistas estão fazendo com que você diminua sua necessidade de Cristo?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 16: Salve-nos! de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário