Devocional 2023 – Semana 16

Semana 16: Salve-nos!

Por John D. Barry.

Leituras bíblicas: Gênesis 27, Mateus 20.17-21.22, Eclesiastes 6.5-12

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mt 21.9). Idiomaticamente, isso significa: “Salve [me], eu oro, o Filho de Davi. Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Salve [me], eu oro, pelo mais alto!”.

Quando as pessoas gritam essas palavras sobre Jesus quando ele entra em Jerusalém, elas afirmam seu papel divinamente designado e sua capacidade de salvá-los. E o salmo original de onde vem esta frase é sobre o Deus deles, Yahweh. Talvez o povo entendesse Jesus como um com Deus (Sl 118.25-26).

Ao entrar em Jerusalém, as ações de Jesus se alinham com Zc 9.9, que prediz um rei-salvador que entrará montado em um jumento (Mt 21.5).

Para os judeus do primeiro século, tudo se alinhava para afirmar Jesus como o caminho de Deus para trazer a salvação, e eles responderam a Jesus como tal. Isso levanta várias questões: com que frequência vemos o alinhamento entre o que está acontecendo e o plano de Deus? Quantos paralelos ou oportunidades perdemos? E quantas vezes nos esquecemos de dizer “salve-me”?

Sempre que possível, e assim como toda a cidade de Jerusalém durante a Páscoa, devemos ser instigados a perguntar: “Quem é este?” ( Mt 21.10).

Reflexão

  • Do que você atualmente precisa que Jesus o salve?
  • Em que áreas da vida você pode estar perdendo a presença de Jesus?
  • Como você pode torná-lo parte dessas áreas de sua vida novamente?

Bibliografia

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.



Devocional 2023 – Semana 16: Salve-nos! de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑