Devocional 2023 – Semana 13

Semana 13: Evitando o inevitável.

Por John D. Barry.

Leituras bíblicas: Gênesis 24; Mateus 16-17; Eclesiastes 5.8-11

É comum colocar as pessoas em nossas vidas em espera, mesmo que as amemos, até que algo nos obrigue a prestar atenção. Esquecer aqueles que estão mais próximos de nós é um pensamento assustador. Pedro, discípulo de Jesus, provavelmente percebeu que as pessoas cometeram um erro semelhante em seu relacionamento com Jesus.

No distrito de Cesareia de Filipe, Jesus pergunta a seus discípulos: “Quem dizem as pessoas que é o Filho do Homem?” (Mateus 16.13-14). A princípio, eles respondem como esperado: João Batista, Elias, Jeremias e os profetas – sugerindo que Jesus é um profeta estimado e poderoso, mas não mais do que isso. Então Jesus faz a pergunta: “Mas vocês, quem dizem que eu sou?” (Mt 16.15).

Simão Pedro entendeu isso, deixando escapar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” (Mt 16.16). Jesus perguntou sobre o Filho do Homem, enfatizando sua humanidade; Pedro responde enfatizando tanto seu status como o Ungido de Deus (o Cristo) quanto sua divindade, como Filho de Deus (que também tem implicações reais).

Pedro fez tudo isso em Cesareia de Filipe, um lugar cheio de altares e ídolos para outras divindades. César era adorado e celebrado como filho de deus lá. Pedro, cercado por pessoas adorando o rei do mundo conhecido, chama Jesus de rei.

Jesus responde afirmando que Deus revelou isso a Pedro. E ele afirma que segui-lo significa desistir completamente de nós mesmos e estar disposto a sofrer como Cristo sofreu (Mt 16.24-25).

Assim como um relacionamento com um cônjuge, pai, irmão ou amigo, se pensarmos que Jesus é menos do que ele é, inevitavelmente o entenderemos mal. E se entendermos que nosso relacionamento com Cristo é algo menos do que uma mudança de vida, nós o tratamos como alguém por quem perdemos o amor. Aquele que morreu pelos nossos pecados quer e merece muito mais.

Reflexão

  • Quem você não está percebendo em sua vida que deveria ser?
  • Que partes do seu relacionamento com Cristo você está negligenciando?

Bibliografia

BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.



Devocional 2023 – Semana 13: Evitando o inevitável de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑