Semana 12: Tema a Deus
Leituras bíblicas: Gênesis 21.22-23.20; Mateus 15; Eclesiastes 5.1-7
Em Eclesiastes 5, o autor pondera sobre o lugar de Deus nos céus e nosso lugar na terra. Ele reconhece que existe um grande abismo de compreensão entre quem Deus é e quem pensamos que ele é. Essa percepção deve afetar toda a nossa postura diante dele.
“Guarde seus passos quando for à casa de Deus”, diz ele. “Não seja precipitado com a sua boca, nem se apresse o seu coração para pronunciar uma palavra diante de Deus, porque Deus está no céu e você está na terra.” Não tente oferecer o “sacrifício dos tolos” com os lábios, nem mesmo com o coração, acrescenta. Em vez disso, devemos vir preparados para ouvir (Ec 5.1-3).
Chegar a Deus pronto para ouvir não significa deixar de apresentar nossos problemas ou necessidades a ele. Ele quer que façamos isso, mas não precipitadamente. Em vez disso, devemos oferecer reconhecimento de que ele guia nossas vidas. Como Raquel e Lia, em Gênesis 30, às vezes podemos usar Deus para justificar a busca de nossos próprios objetivos, em vez de buscar sabedoria e orientação dele.
É incrível pensar que esse mesmo Deus, que deveria ser abordado com tanta humildade e reverência, deixou seu lugar no céu e desceu à terra. Este Deus, que está tão além de nossa própria compreensão, escolheu habitar em nós com seu Espírito. O poderoso Deus que governa o céu, a terra e o cosmos, e que rompe todo o entendimento, escolheu revelar-se a pecadores como nós.
Reflexão
- Qual é a sua atitude para com Deus?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 12: Tema a Deus de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário