Definição da doutrina
A doutrina da depravação total define o entendimento reformado do pecado original – o conceito de que os humanos nascem em um estado de queda devido ao primeiro pecado de Adão e Eva no jardim.
A palavra “Total” em “Depravação Total” refere-se à pessoa total – ou completa. Então, nesse sentido, depravação total significa que o pecado afetou a totalidade da natureza humana, cada aspecto dela, não havendo nada que o homem, de si mesmo, consiga fazer para obter o favor divino. Todos são concebidos em pecado e nascem como filhos da ira.
Em suma, nascemos corrompidos em nosso âmago, o que significa que devemos ser transformados por dentro para nos conformarmos verdadeiramente à imagem de Cristo. E essa mudança radical só pode ser realizada nesta vida pela obra do Espírito Santo, alcançando sua plena plenitude em nossa glorificação no céu.
Veja o que a Confissão de Fé de Westminster (CFW IX.3):
O homem, ao cair no estado de pecado, perdeu inteiramente todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação; de sorte que um homem natural, inteiramente avesso a esse bem e morto no pecado, é incapaz de, pelo seu próprio poder, converter-se ou mesmo preparar-se para isso.
Textos bíblicos
- Gênesis 6.5: Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.
- Salmo 51.5: Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
- Salmo 58.3: Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras.
- Jeremias 17.9: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
- Romanos 3.10–12: como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
- Romanos 3.23: Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.
- Romanos 5.12: Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
- Romanos 7.18: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
- 1Coríntios 2.14: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
- Efésios 2.1–3: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Bibliografia
Assembleia de Westminster, A Confissão de Fé de Westminster. 17ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.
GRANCONATO, Marcos, As Tocantes Verdades da Flor. São Paulo: Redenção Publicações, 2017.

Doutrinas da Graça: Depravação total de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

