Semana 8: Julgando o tempo e as estações
Leituras bíblicas: Gênesis 14-15; Mateus 11; Eclesiastes 3:9-15
Frequentemente, temos dificuldade em julgar os eventos em nossas vidas e, em seguida, responder adequadamente. Embora Deus tenha colocado a eternidade “no coração do homem”, não sabemos a razão ou o resultado dos eventos de nossa vida (Ec 3.11).
O perigo vem de ser conhecido por apenas um modo de operação e uma resposta para todas as estações. Em Mateus 11, Jesus fala a uma geração que responde de uma maneira – com ceticismo e incredulidade. Aqueles que julgam veem João Batista como um homem endemoninhado, e não como um profeta. Eles veem Jesus como um glutão, um bêbado e um amigo de cobradores de impostos e pecadores – não aquele que veio para salvá-los de seus pecados.
Jesus ilustra suas respostas com um conto. Ele os compara com as crianças que gritam umas para as outras nos mercados, dizendo: “Tocamos flauta para vocês e vocês não dançaram; cantamos um lamento e vocês não choraram” (Mt 11:17). Aqueles que ouvem e deixam de agir confundem o escritor dos tempos de luto e dança de Eclesiastes. Eles não reconhecem o julgamento de João Batista ou a alegria de Jesus.
Para aqueles em sua audiência que se recusaram a reconhecer suas palavras e milagres, Jesus pronuncia um julgamento muito pior do que o de Sodoma. Aqueles que respondem com humildade e fé, porém, têm a promessa de descanso. Jesus os convida: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.29).
Esta resposta é um ato de fé. Precisamos confiar na Palavra de Deus e em seu Espírito para julgar os eventos de nossas vidas e nos ajudar a responder com fé.
Reflexão
- Por qual resposta você é conhecido?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 8: Julgando o tempo e as estações de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário