Semana 06: Fiz do meu jeito
Por John D. Barry
Leituras bíblicas: Gênesis 10-11; Mateus 9; Eclesiastes 2.18-26
Em Gn 11, vemos pessoas se unindo na construção do que parece ser um grande triunfo da humanidade – até que percebemos o que é que elas estão fazendo de fato. Elas estão cansadas de estar distantes de Deus, então constroem uma estrutura que alcançará os céus.
“Certamente os deuses saberão e nos encontrarão agora… Vamos conhecer nosso criador”, você quase pode ouvi-las dizer essa frase. Mas o verdadeiro Deus, Javé, conhece o plano deles e diz: “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro”. (Gn 11.7). Como todas as pessoas falavam uma língua, elas eram perigosas para si mesmas. Na unidade do mundo, há desunião: escolhemos atacar o Deus a quem devemos servir.
Porém, existe uma alternativa – uma unidade que Deus deseja: onde o servimos quando servimos aos outros. Jesus descreve como devemos agir uns para com os outros e para com ele quando nos ensinou a orar. Por meio de Cristo, Deus resolveu o motivo pelo qual a torre foi construída. Visto que o Espírito Santo veio e nos trouxe consolo (João 16.4-15), a própria presença de Deus está sempre conosco.
Deus quer que paremos de nos concentrar em nós mesmos, construindo torres e tentando fazer as coisas do nosso jeito. Ele quer que o busquemos e tratemos os outros com o amor, respeito e abnegação que Cristo nos deu. Ele quer que façamos as coisas do jeito dele.
Reflexão
- Que torres você está construindo?
- Em vez disso, que tipo de serviço você deveria fazer a Deus e para as pessoas?
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 06: Fiz do meu jeito de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário