Semana 02: Escritura para guerra ou paz?
Por John D. Barry
Leituras bíblicas: Gênesis 3-4; Mateus 3-4; Eclesiastes 1.6-11
Como muitas pessoas, eu uso a Escritura para defender meus pontos de vista. Mas Satanás também. Em Mateus 4, o diabo diz: “se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” (Mt 4.6, citando Sl 91.11-12). Por sua vez, Jesus responde com a Escritura: (Mt 4.7, citando Dt 6.16, com Is 7.12).
Enquanto o diabo usou a Escritura para seus próprios propósitos, Jesus as usou para os de Deus. Isso nos ensina que uma pequena passagem da Escritura sozinha não é suficiente: ela deve ser contextualizada e equilibrada com outras partes da Escritura.1
Esta história levanta a questão: “Vamos usar a Escritura para defender nossas próprias posições ou usá-las para defender a de Deus?” É fácil citar a Escritura apenas para defender nossa posição teológica pessoal. Às vezes, estamos muito focados em estar “certos” e não necessariamente em ajudar outros crentes. No entanto, embora possamos acreditar que estar “certo” acabará por ajudá-los, é possível que, em vez disso, estejamos inibindo a mensagem do evangelho. Podemos até ser nós que os afastamos.
Muitos de nós temos alguns relacionamentos atormentados pela necessidade de estar certo ou de usar a Escritura em nossa guerra pessoal. Mas isso precisa mudar.
Quando usamos a Escritura para nossos próprios ganhos ou batalhas, estamos agindo como o tentador de Cristo, não como Cristo. Podemos pensar que estamos defendendo o evangelho, mas se não é sobre o nascimento virginal de Cristo, sofrimento, morte, ressurreição ou presença contínua em nossas vidas, realmente não é sobre as verdades fundamentais. É sobre a nossa batalha – sobre o que queremos. Em vez disso, vamos agir mais como Cristo. Vamos usar a Escritura no contexto apropriado, equilibrando-a com outras partes da Escritura.
Reflexão
- Como você precisa mudar a maneira como está usando a Escritura?
Nota
1N.E.: A regra principal da hermenêutica bíblica é a que devemos comparar “Escritura com Escritura”. Ou seja, a Bíblia interpreta a si mesma.
Bibliografia
BARRY, John D., Connect the Testaments: A One-Year Daily Devotional with Bible Reading Plan. Bellingham, WA Lexham Press: 2012.

Devocional 2023 – Semana 02: Escritura para guerra ou paz? de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário