A Bíblia fala da igreja de diferentes formas. Talvez você conheça descrições da igreja como a “noiva de Cristo” ou o “corpo de Cristo”. Aqui vamos apresentar a igreja em termos trinitári
Igreja – o povo de Deus
Deus Pai chamou-nos para ser “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”, a fim de proclamarmos “as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Antes, nós não éramos um povo, “mas, agora, sois povo de Deus” (1Pe 2.9-10).
Igreja – o corpo de Cristo
Em resposta às divisões e facções da igreja de Corinto, o apóstolo Paulo sugere a imagem do corpo de Cristo como um meio de descrever a unidade e diversidade que caracteriza a igreja: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1Co 12.12-13).
Igreja – a comunhão do Espírito
O propósito de Deus para a igreja é que ela seja cheia da “plenitude daquele que preenche tudo em todas as coisas”. Esse preenchimento é obra do Espírito Santo, que foi dado à igreja como uma garantia das boas promessas de Deus e como doador de sabedoria e revelação no conhecimento de Deus (Ef 1.7-23).
À guisa de conclusão, A igreja pode ser descrita como o povo de Deus, o corpo de Cristo e a comunhão do Espírito, expressando o fato de que somos um povo que marcha sob a bandeira do Deus trino.
Bibligrafia
LUCAS, Sean Michael, O cristão presbiteriano. São Paulo: Cultura Cristã, 2011, pp. 74-75.
Por Samuel S. Gomes.

A Igreja em termos trinitários de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário