TEOLOGIA DE GUARDANAPO #05: A IMUTABILIDADE DE DEUS VERSUS A MESMICE DE DEUS.

Ao longo da história bíblica Deus nem sempre agiu da mesma forma. Como bem disso o Rev. Augustus Nicodemus Lopes: “em Gênesis ele mandou um dilúvio para destruir a humanidade corrompida pelo pecado, em Êxodo ele abriu o mar Vermelho para libertar seu povo do cativeiro e nos Evangelhos ele enviou seu Filho para morrer a favor dos seus escolhidos. Ninguém espera que Deus faça todas estas coisas novamente”. O fato de Deus não realizar esses milagres novamente não significa que ele mudou, pois sua Palavra diz que  nele “não há mudança nem sombra de variação” (Tg 1.17), significa apenas que Deus não age sempre do mesmo modo em todos os tempos e épocas.

De igual modo não precisamos imitar os atos e decisões das personagens da história bíblica. Deus não agiu na vida de Daniel do mesmo modo como agiu na vida de Abraão. Como bem disse o  professor Mark Bailey (chanceler do Dallas Theological Seminary): “Se você estudar a Bíblia verá que nenhuma de suas personagens fizeram sempre a mesma coisa, e nem Deus agiu do mesmo modo na vida delas. Então qual seria o perigo de Daniel dizer ‘Deixe-me fazer como Abraão fez’ e perder tudo o que Deus planejou para ele?”.

O ponto a considerar é que, de fato, o nosso Deus não é monótono, maçante ou enfadonho, mas sim um Deus que se revela Soberano em toda a história humana e que demonstra seu enorme poder de diversos modos em diferentes épocas.


O trabalho TEOLOGIA DE GUARDANAPO #05: A IMUTABILIDADE DE DEUS VERSUS A MESMICE DE DEUS de Ministério Entendes o que Lês? está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://institutogenebra.wordpress.com/2017/10/12/teologia-de-guardanapo-05-a-imutabilidade-de-deus-versus-a-mesmice-de-deus/.


Descubra mais sobre Instituto Genebra de Estudos Reformados

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑